PROJETO DE INDICAÇÃO: 216/2025

Informações da matéria
Autor: EDÍZIO MOREIRA
Data: 01/09/2025
Visualizações:
Array
Ementa

CRIA O PROGRAMA "ESCOLA MAIS VERDE" INCENTIVANDO O PLANTIO DE ÁRVORES NATIVAS E FRUTÍFERAS NOS ESPAÇOS INTERNOS E EXTERNOS DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Justificativa

A criação do programa "Escola Mais Verde" se faz necessária para promover a conscientização ambiental entre os estudantes, incentivando o plantio de árvores nativas e frutíferas nas escolas de Maracanaú. Além de contribuir para a melhoria da qualidade do ar e do ambiente escolar, a iniciativa também estimula a conexão dos alunos com a natureza, promovendo a educação ambiental de forma prática e efetiva.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
28/08/2025 14:15:15 CADASTRADO 
AGENTE: EDÍZIO MOREIRA DA SILVA
CADASTRADO   
01/09/2025 08:58:32 LEITURA NO EXPEDIENTE  51ª (QUINQUAGÉSIMA PRIMEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 11ª (DÉCIMA PRIMEIRA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 31/12/2025) DE 2 DE SETEMBRO DE 2025 - LEITURA DO EXPEDIENTE  mais EM TRAMITAÇÃO   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

EDÍZIO MOREIRA

VEREADOR(A)

REP

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Vossa Excelência Roberto Soares Pessoa

Prefeito

Maracanaú

Corpo da matéria

ART. 1° ESTA LEI DISPÕE SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL REFERENTE À ARBORIZAÇÃO URBANA NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO, INCENTIVANDO O PLANTIO DE ÁRVORES NATIVAS E FRUTÍFERAS E IDENTIFICAÇÃO DAS ESPÉCIES DO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ E DAS PROVIDÊNCIAS.

§1º PARA EFEITO DE CUMPRIMENTO DESTA LEI, TODAS AS ESCOLAS DEVERÃO SOLICITAR O PLANTIO DE NOVAS ESPÉCIES QUANDO NECESSÁRIO E IDENTIFICAÇÃO DAS ÁRVORES EXISTENTES, POR INTERMÉDIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE OU ENCAMINHADO A INSTITUIÇÃO COM A COMPETÊNCIA NECESSÁRIA.

§2º CABERÁ A SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE ATRAVÉS DE SEUS TÉCNICOS,, REALIZAR AS AÇÕES PREVISTAS NA PRESENTE LEI.

§3º OS PLANTIOS E IDENTIFICAÇÕES DAS ESPÉCIES DEVERÃO SER REALIZADOS COM PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DAS ESCOLAS ENVOLVIDAS, PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

ART. 2° TODAS AS ÁRVORES EXISTENTES OU NOVAS MUDAS PLANTADAS NAS ESCOLAS, EM SEU INTERIOR OU CALÇADAS, DEVERÃO CONTER PLACAS INDICATIVAS COM NOMES CIENTÍFICOS E POPULARES DAS ESPÉCIES, PARA CONHECIMENTO DOS ALUNOS E DEMAIS FREQUENTADORES DO LOCAL.

§1º NA PARTE INTERNA DAS ESCOLAS DEVERÁ SER PRIORIZADO O PLANTIO DE ÁRVORES FRUTÍFERAS DE PEQUENO PORTE, COMO GOIABEIRAS, ACEROLAS, AMOREIRA, ROMÃZEIRA, DENTRE OUTRAS.

§2º CAMPANHAS DE ESCLARECIMENTOS DEVERÃO SER AMPLAMENTE DIVULGADAS PELOS DIVERSOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, CONCLAMANDO A PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO E DAS ESCOLAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA, SEGUIDA DE ORIENTAÇÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ARBORIZAÇÃO URBANA PARA CUIDADOS COM AS AVES, PRESERVAÇÃO DO BANCO GENÉTICOS DAS ÁRVORES E O MANEJO ADEQUADO DURANTE A COLHEITA DOS FRUTOS.

ART. 3° O EXECUTIVO PODERÁ REALIZAR PARCERIAS COM ENTIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS PARA A EXECUÇÃO DO PROGRAMA.

ART. 4° CABERÁ AO PODER EXECUTIVO REGULAMENTAR A PRESENTE LEI, QUE ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO, REVOGADAS AS DISPOSIÇÕES EM CONTRÁRIO.

Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
PI_216_2025_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON