DISPÕE SOBRE A AUTORIZAÇÃO AO PODER EXECUTIVO PARA INSTITUIR O PROGRAMA MUNICIPAL DE CAPACITAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
O presente Projeto de Lei tem como objetivo autorizar a criação do Programa Municipal de Capacitação Continuada em Educação Inclusiva no município de Maracanaú/CE, o referido Programa é voltado à formação e ao aperfeiçoamento dos profissionais da rede pública do ensino no atendimento a estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e outras condições que demandam atendimento educacional especializado.
A inclusão educacional é um direito fundamental e pressupõe a oferta de condições adequadas para que todos os alunos, independentemente de suas especificidades, tenham acesso à aprendizagem de forma plena e equitativa.
A formação continuada dos profissionais da educação é condição indispensável para garantir a efetividade da inclusão escolar, proporcionando subsídios teóricos e práticos para lidar com a diversidade presente no ambiente educacional.
A inclusão de estudantes com deficiência e outras necessidades educacionais específicas é um direito garantido por leis nacionais e internacionais, sendo responsabilidade do poder público assegurar as condições necessárias para o pleno desenvolvimento educacional desses alunos.
Dessa forma, o programa proposto busca atender às diretrizes estabelecidas na Constituição Federal, na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) e nas normas da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Reafirmando o compromisso com a construção de uma educação mais equitativa, acessível e de qualidade para todos os estudantes.
Diante disso, contamos com o apoio dos nobres colegas vereadores para a aprovação desta proposição, que é de suma importância.
| Data | Fase | Vinculação | Situação | Observação |
|---|---|---|---|---|
| 26/08/2025 10:21:16 | CADASTRADO | AGENTE: AMANDA OLIVEIRA RODRIGUES PORTELA | CADASTRADO | |
| 26/08/2025 10:32:50 | LEITURA NO EXPEDIENTE | 50ª (QUINQUAGÉSIMA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 11ª (DÉCIMA PRIMEIRA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 31/12/2025) DE 27 DE AGOSTO DE 2025 - LEITURA DO EXPEDIENTE mais | EM TRAMITAÇÃO |
| Nome | Cargo | Orgão |
|---|---|---|
Vossa Excelência Roberto Soares Pessoa |
Prefeito |
Maracanaú |
ART. 1º - FICA O PODER EXECUTIVO AUTORIZADO A INSTITUIR O PROGRAMA MUNICIPAL DE CAPACITAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA, COM O OBJETIVO DE PROMOVER A FORMAÇÃO PERMANENTE DOS PROFISSIONAIS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO PARA ATUAÇÃO JUNTO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA, TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO E ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO.
ART. 2º - O PROGRAMA DE QUE TRATA ESTA LEI PODERÁ DESENVOLVER COMO DIRETRIZES:
I – A VALORIZAÇÃO E O APERFEIÇOAMENTO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, ESPECIALMENTE PROFESSORES, COORDENADORES PEDAGÓGICOS E GESTORES ESCOLARES;
II – A PROMOÇÃO DA EQUIDADE E DA INCLUSÃO EDUCACIONAL NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO;
III – A ARTICULAÇÃO COM POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE, ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS;
IV – O RESPEITO À DIVERSIDADE E ÀS NECESSIDADES ESPECÍFICAS DE CADA ESTUDANTE;
V – CURSOS PRESENCIAIS OU À DISTÂNCIA;
VI – OFICINAS PEDAGÓGICAS E SEMINÁRIOS TEMÁTICOS;
VII – PARCERIAS COM UNIVERSIDADES, INSTITUTOS DE EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL;
VIII – OUTRAS ESTRATÉGIAS DEFINIDAS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.
ART. 3º - OS TEMAS ABORDADOS NAS CAPACITAÇÕES PODERÃO INCLUIR, ENTRE OUTROS:
I – PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS;
II – IDENTIFICAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO PARA TEA, TDAH E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL;
III – ADAPTAÇÃO CURRICULAR E ACESSIBILIDADE;
IV – APOIO PSICOSSOCIAL E ATUAÇÃO EM REDE INTERDISCIPLINAR.
V – A VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE COMO PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA EDUCAÇÃO;
VI – A CAPACITAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SOBRE METODOLOGIAS INCLUSIVAS, RECURSOS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS E TECNOLOGIAS ASSISTIDAS;
VII – O INCENTIVO À FORMAÇÃO CONTINUADA E À TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO;
VIII – O FORTALECIMENTO DA ATUAÇÃO EM EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NA ESCOLA INCLUSIVA.
ART. 4º - A PARTICIPAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO PROGRAMA SERÁ CONSIDERADA COMO FORMAÇÃO CONTINUADA PARA FINS DE PROGRESSÃO NA CARREIRA, CONFORME REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA.
ART. 5º - O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL DESIGNARÁ, POR MEIO DE REGULAMENTAÇÃO, O ÓRGÃO RESPONSÁVEL POR DEFINIR OS CRITÉRIOS PARA ESCOLHA.
ART. 6º O PODER EXECUTIVO PODERÁ FIRMAR PARCERIAS COM UNIVERSIDADES, INSTITUTOS DE ENSINO SUPERIOR, ENTIDADES DA SOCIEDADE CIVIL E ORGANISMOS PÚBLICOS E PRIVADOS, VISANDO À IMPLEMENTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PROJETO.
ART. 7º - AS DESPESAS DECORRENTES DA EXECUÇÃO DESTA LEI CORRERÃO POR CONTA DE DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS PRÓPRIAS, SUPLEMENTADAS SE NECESSÁRIO.
ART. 8º - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.