PROJETO DE LEI - LEGISLATIVO: 252/2025

Informações da matéria
Autor: AMANDA RODRIGUES
Data: 26/08/2025
Visualizações:
Array
Ementa

DISPÕE SOBRE A AUTORIZAÇÃO AO PODER EXECUTIVO PARA INSTITUIR O PROGRAMA MUNICIPAL DE CAPACITAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Justificativa

O presente Projeto de Lei tem como objetivo autorizar a criação do Programa Municipal de Capacitação Continuada em Educação Inclusiva no município de Maracanaú/CE, o referido Programa é voltado à formação e ao aperfeiçoamento dos profissionais da rede pública do ensino no atendimento a estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e outras condições que demandam atendimento educacional especializado.

A inclusão educacional é um direito fundamental e pressupõe a oferta de condições adequadas para que todos os alunos, independentemente de suas especificidades, tenham acesso à aprendizagem de forma plena e equitativa.

A formação continuada dos profissionais da educação é condição indispensável para garantir a efetividade da inclusão escolar, proporcionando subsídios teóricos e práticos para lidar com a diversidade presente no ambiente educacional.

A inclusão de estudantes com deficiência e outras necessidades educacionais específicas é um direito garantido por leis nacionais e internacionais, sendo responsabilidade do poder público assegurar as condições necessárias para o pleno desenvolvimento educacional desses alunos.

Dessa forma, o programa proposto busca atender às diretrizes estabelecidas na Constituição Federal, na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) e nas normas da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

Reafirmando o compromisso com a construção de uma educação mais equitativa, acessível e de qualidade para todos os estudantes.
Diante disso, contamos com o apoio dos nobres colegas vereadores para a aprovação desta proposição, que é de suma importância.



Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
26/08/2025 10:21:16 CADASTRADO 
AGENTE: AMANDA OLIVEIRA RODRIGUES PORTELA
CADASTRADO   
26/08/2025 10:32:50 LEITURA NO EXPEDIENTE  50ª (QUINQUAGÉSIMA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 11ª (DÉCIMA PRIMEIRA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 31/12/2025) DE 27 DE AGOSTO DE 2025 - LEITURA DO EXPEDIENTE  mais EM TRAMITAÇÃO   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

AMANDA RODRIGUES

2º SECRETÁRIO

PMN

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Vossa Excelência Roberto Soares Pessoa

Prefeito

Maracanaú

Corpo da matéria

ART. 1º - FICA O PODER EXECUTIVO AUTORIZADO A INSTITUIR O PROGRAMA MUNICIPAL DE CAPACITAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA, COM O OBJETIVO DE PROMOVER A FORMAÇÃO PERMANENTE DOS PROFISSIONAIS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO PARA ATUAÇÃO JUNTO A ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA, TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO E ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO.

ART. 2º - O PROGRAMA DE QUE TRATA ESTA LEI PODERÁ DESENVOLVER COMO DIRETRIZES:

I A VALORIZAÇÃO E O APERFEIÇOAMENTO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, ESPECIALMENTE PROFESSORES, COORDENADORES PEDAGÓGICOS E GESTORES ESCOLARES;

II A PROMOÇÃO DA EQUIDADE E DA INCLUSÃO EDUCACIONAL NO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO;

III A ARTICULAÇÃO COM POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE, ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS;

IV O RESPEITO À DIVERSIDADE E ÀS NECESSIDADES ESPECÍFICAS DE CADA ESTUDANTE;

V CURSOS PRESENCIAIS OU À DISTÂNCIA;

VI OFICINAS PEDAGÓGICAS E SEMINÁRIOS TEMÁTICOS;

VII PARCERIAS COM UNIVERSIDADES, INSTITUTOS DE EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL;

VIII OUTRAS ESTRATÉGIAS DEFINIDAS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.

ART. 3º - OS TEMAS ABORDADOS NAS CAPACITAÇÕES PODERÃO INCLUIR, ENTRE OUTROS:

I PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS;

II IDENTIFICAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO PARA TEA, TDAH E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL;

III ADAPTAÇÃO CURRICULAR E ACESSIBILIDADE;

IV APOIO PSICOSSOCIAL E ATUAÇÃO EM REDE INTERDISCIPLINAR.

V A VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE COMO PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA EDUCAÇÃO;

VI A CAPACITAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SOBRE METODOLOGIAS INCLUSIVAS, RECURSOS PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS E TECNOLOGIAS ASSISTIDAS;

VII O INCENTIVO À FORMAÇÃO CONTINUADA E À TROCA DE EXPERIÊNCIAS ENTRE OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO;

VIII O FORTALECIMENTO DA ATUAÇÃO EM EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NA ESCOLA INCLUSIVA.

ART. 4º - A PARTICIPAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO PROGRAMA SERÁ CONSIDERADA COMO FORMAÇÃO CONTINUADA PARA FINS DE PROGRESSÃO NA CARREIRA, CONFORME REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA.

ART. 5º - O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL DESIGNARÁ, POR MEIO DE REGULAMENTAÇÃO, O ÓRGÃO RESPONSÁVEL POR DEFINIR OS CRITÉRIOS PARA ESCOLHA.

ART. 6º O PODER EXECUTIVO PODERÁ FIRMAR PARCERIAS COM UNIVERSIDADES, INSTITUTOS DE ENSINO SUPERIOR, ENTIDADES DA SOCIEDADE CIVIL E ORGANISMOS PÚBLICOS E PRIVADOS, VISANDO À IMPLEMENTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO PROJETO.

ART. 7º - AS DESPESAS DECORRENTES DA EXECUÇÃO DESTA LEI CORRERÃO POR CONTA DE DOTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS PRÓPRIAS, SUPLEMENTADAS SE NECESSÁRIO.

ART. 8º - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
PL_LEG_252_2025_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON