PROJETO DE LEI - LEGISLATIVO: 377/2025

Informações da matéria
Autor: IVONALDO LIMA
Data: 10/11/2025
Visualizações:
Array
Ementa

DISPÕE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DE ACADEMIAS DE GINÁSTICA E CENTROS DE TREINAMENTO FÍSICO NO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ MANTEREM KIT DE PRIMEIROS SOCORROS E DESFIBRILADOR AUTOMÁTICO EXTERNO (DEA) E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Justificativa

O presente projeto de lei tem por objetivo garantir a segurança e o bem-estar dos frequentadores de academias e centros de treinamento físico no Município de Maracanãú.
Situações de emergência médica, como parada cardiorrespiratória, podem ocorrer em qualquer ambiente, inclusive em academias, onde há grande esforço físico e sobrecarga cardiovascular. A presença de um Kit de Primeiros Socorros e de Desfibrilador Automático Externo (DEA), aliada ao treinamento de funcionários, aumenta consideravelmente as chances de sobrevivência em casos de emergência.
Trata-se de uma iniciativa preventiva, de saúde pública e de valorização da vida, alinhada às melhores práticas internacionais de segurança em academias, garantindo que todos os cidadãos que frequentam esses estabelecimentos possam praticar atividade física com maior segurança e respaldo médico imediato.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
22/10/2025 21:23:18 CADASTRADO 
AGENTE: FRANCISCO IVONALDO PEREIRA LIMA
CADASTRADO   
10/11/2025 08:42:58 LEITURA NO EXPEDIENTE  71ª (SETUAGÉSIMA PRIMEIRA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 11ª (DÉCIMA PRIMEIRA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 31/12/2025) DE 11 DE NOVEMBRO DE 2025 - LEITURA DO EXPEDIENTE  mais EM TRAMITAÇÃO   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

IVONALDO LIMA

VEREADOR(A)

PP

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Vossa Excelência Roberto Soares Pessoa

Prefeito

Maracanaú

Corpo da matéria

ART. 1º FICAM OBRIGADAS TODAS AS ACADEMIAS DE GINÁSTICA, CENTROS DE TREINAMENTO FÍSICO E ESTABELECIMENTOS SIMILARES, SITUADOS NO MUNICÍPIO DE MARACANÃÚ, A MANTEREM DISPONÍVEIS PARA USO IMEDIATO UM KIT DE PRIMEIROS SOCORROS E UM DESFIBRILADOR AUTOMÁTICO EXTERNO (DEA), EM LOCAL VISÍVEL E DE FÁCIL ACESSO A FUNCIONÁRIOS E FREQUENTADORES.

ART. 2º O KIT DE PRIMEIROS SOCORROS DEVERÁ CONTER, NO MÍNIMO:

I BANDAGENS E GAZES ESTERILIZADAS;

II ATADURAS;

III ESPARADRAPO E FITA ADESIVA MÉDICA;

IV LUVAS DESCARTÁVEIS;

V ANTISSÉPTICOS;

VI TESOURA E PINÇA;

VII MÁSCARA PARA RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR (RCP).

ART. 3º O DESFIBRILADOR AUTOMÁTICO EXTERNO (DEA) DEVE ESTAR OPERACIONAL, COM MANUTENÇÃO PREVENTIVA PERIÓDICA, E SEU MANUSEIO DEVE SER REALIZADO POR PROFISSIONAIS TREINADOS E CAPACITADOS.

ART. 4º AS ACADEMIAS DEVERÃO DISPONIBILIZAR TREINAMENTO MÍNIMO ANUAL AOS SEUS FUNCIONÁRIOS PARA UTILIZAÇÃO DO KIT DE PRIMEIROS SOCORROS E DO DEA, BEM COMO PARA PROCEDIMENTOS DE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR (RCP).

ART. 5º O DESCUMPRIMENTO DAS DISPOSIÇÕES DESTA LEI SUJEITARÁ O ESTABELECIMENTO ÀS SEGUINTES PENALIDADES:

I ADVERTÊNCIA FORMAL;

II MULTA ADMINISTRATIVA;

III INTERDIÇÃO TEMPORÁRIA DO ESTABELECIMENTO, EM CASOS DE REINCIDÊNCIA OU RISCO IMINENTE À SAÚDE.

ART. 6º O PODER EXECUTIVO, POR MEIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E VIGILÂNCIA SANITÁRIA, FICARÁ RESPONSÁVEL PELA FISCALIZAÇÃO DO CUMPRIMENTO DESTA LEI, PODENDO ESTABELECER NORMAS COMPLEMENTARES, PRAZOS DE ADAPTAÇÃO E CAMPANHAS EDUCATIVAS PARA OS PROPRIETÁRIOS DE ACADEMIAS.

ART. 7º ESTA LEI ENTRA EM VIGOR APÓS A SUA PUBLICAÇÃO, PRAZO PARA ADEQUAÇÃO DOS ESTABELECIMENTOS ÀS EXIGÊNCIAS AQUI PREVISTAS.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON