PROJETO DE LEI - LEGISLATIVO: 329/2025

Informações da matéria
Autor: PAULO HENRIQUE
Data: 30/09/2025
Visualizações:
Array
Ementa

INSTITUI O PROGRAMA MUNICIPAL DE IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO (AH/SD) NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE MARACANAÚ, ESTABELECE DIRETRIZES PARA IDENTIFICAÇÃO, ENCAMINHAMENTO E ATENDIMENTO PEDAGÓGICO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Justificativa

A identificação precoce de crianças e adolescentes com altas habilidades/superdotação (AH/SD) é uma política educacional e social estratégica para a promoção da equidade educativa. A literatura internacional e nacional demonstra que a AH/SD é um fenômeno multifacetado que exige abordagens de identificação multidimensionais — que considerem habilidades cognitivas, desempenho acadêmico, criatividade, motivação e saúde socioemocional — e ações pedagógicas diferenciadas para evitar subaproveitamento, evasão e prejuízos socioemocionais (revisões recentes de literatura e estudos empíricos).
No contexto brasileiro, apesar de avanços legislativos e normativos, observa-se subidentificação e concentração regional dos atendimentos, o que causa invisibilidade de potenciais talentos, especialmente em contextos periféricos e entre populações historicamente vulnerabilizadas. Estudos regionais e revisões apontam que a identificação tardia ou ausente resulta em perda de oportunidades de desenvolvimento do potencial, agravamento de dificuldades de aprendizagem e aumento do risco de desmotivação escolar (pesquisas sobre o cenário do Nordeste e análises nacionais). A iniciativa municipal de identificação precoce visa reduzir essas lacunas no território de Maracanaú.
A adoção de protocolos de múltiplas fases — triagem universal, indicação por profissionais e família, avaliação especializada por equipe multidisciplinar — é recomendada pela literatura por reduzir vieses culturais e socioeconômicos nos instrumentos de detecção e por ampliar a sensibilidade e especificidade do processo de identificação. Ferramentas exclusivamente baseadas em testes de QI ou em rendimento acadêmico tendem a marginalizar crianças de baixa renda ou de diferentes contextos culturais; por isso, práticas combinadas (observação, instrumentos de rastreio, portfólios, tarefas de desempenho e entrevistas) são consideradas melhores práticas.
A experiência internacional e nacional também evidencia que a simples identificação não é suficiente: é necessário dotar as escolas de repertório pedagógico para enriquecimento curricular, flexibilização e aceleração quando apropriado, bem como garantir suporte socioemocional. A formação continuada dos professores constitui elemento central dessa política, pois professores treinados reconhecem sinais de AH/SD com maior acuidade e aplicam estratégias didáticas que atendem às necessidades desses estudantes sem prejudicar o coletivo da turma. Portanto, a proposta municipal combina identificação precoce com capacitação docente e intervenção pedagógica articulada.
Por fim, a proposição respeita e complementa as diretrizes nacionais e a legislação educacional brasileira que recomendam a atenção à diversidade de necessidades e a adoção de práticas que garantam o direito à educação de qualidade e propõe um modelo municipal replicável, com governança técnica, proteção de dados e avaliação de impacto, contribuindo para a consolidação de Maracanaú como território que valoriza o desenvolvimento integral de seus estudantes.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
30/09/2025 11:15:42 CADASTRADO 
AGENTE: PAULO HENRIQUE COSTA DA SILVA
CADASTRADO   
30/09/2025 12:29:00 LEITURA NO EXPEDIENTE  60ª (SEXAGÉSIMA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 11ª (DÉCIMA PRIMEIRA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 31/12/2025) DE 1 DE OUTUBRO DE 2025 - LEITURA DO EXPEDIENTE  mais EM TRAMITAÇÃO   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

PAULO HENRIQUE

VEREADOR(A)

UNIÃO

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Vossa Excelência Roberto Soares Pessoa

Prefeito

Maracanaú

Corpo da matéria

ART. 1º FICA INSTITUÍDO, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ, O PROGRAMA MUNICIPAL DE IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO (AH/SD), DESTINADO A DETECTAR PRECOCEMENTE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E A ARTICULAR ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS E SOCIOEMOCIONAIS ADEQUADAS ÀS SUAS NECESSIDADES.

ART. 2º OBJETIVOS:

I PROMOVER A IDENTIFICAÇÃO PRECOCE E PRECISA DE ESTUDANTES COM AH/SD POR MEIO DE PROCEDIMENTOS TÉCNICOS, MULTIDIMENSIONAIS E CULTURALMENTE SENSÍVEIS;

II GARANTIR FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO SOBRE RECONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA AH/SD;

III INSTITUIR PROTOCOLO DE ENCAMINHAMENTO E ATENÇÃO EDUCACIONAL ARTICULADO ENTRE ESCOLA, FAMÍLIA E SERVIÇOS ESPECIALIZADOS;

IV ASSEGURAR ESTRATÉGIAS DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR, ACELERAÇÃO E/OU FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR CONFORME AS NECESSIDADES IDENTIFICADAS;

V RESGUARDAR OS DIREITOS DOS ESTUDANTES, OBSERVANDO PRINCÍPIOS DE EQUIDADE, NÃO-ESTIGMATIZAÇÃO E CONFIDENCIALIDADE DOS DADOS.

ART. 3º AÇÕES E INSTRUMENTOS

PARA CUMPRIMENTO DO DISPOSTO NESTA LEI, O PODER EXECUTIVO DEVERÁ, ENTRE OUTRAS AÇÕES:

I ADOTAR UM PROTOCOLO MUNICIPAL DE IDENTIFICAÇÃO EM MÚLTIPLAS FASES (TRIAGEM UNIVERSAL INSTRUMENTOS DE RASTREIO EM TURMAS INICIAIS INDICAÇÃO POR PROFESSORES/FAMÍLIA AVALIAÇÃO ESPECIALIZADA MULTIDISCIPLINAR);

II IMPLEMENTAR TRIAGENS PERIÓDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL (CRECHES/PRÉ-ESCOLA) E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, UTILIZANDO INSTRUMENTOS VALIDADOS E ADAPTAÇÕES CULTURAIS QUANDO NECESSÁRIO;

III OFERECER FORMAÇÃO CONTINUADA OBRIGATÓRIA PARA PROFESSORES, COORDENADORES PEDAGÓGICOS E EQUIPE TÉCNICA SOBRE SINAIS DE AH/SD, ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS, ENRIQUECIMENTO CURRICULAR E ATENÇÃO SOCIOEMOCIONAL;

IV CRIAR O CADASTRO MUNICIPAL DE ESTUDANTES COM AH/SD, COM ACESSO RESTRITO E OBSERVÂNCIA DA LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS (LGPD), PARA SUBSIDIAR POLÍTICAS E MONITORAMENTO;

V GARANTIR AVALIAÇÃO E LAUDO POR EQUIPE MULTIDISCIPLINAR (EDUCADOR, PSICÓLOGO ESCOLAR/EDUCACIONAL, FONOAUDIÓLOGO QUANDO NECESSÁRIO, E, SE FOR O CASO, PROFESSOR DE AEE OU ESPECIALISTA EM AH/SD), ASSEGURANDO EMISSÃO DE PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI) OU DOCUMENTO EQUIVALENTE;

VI DISPONIBILIZAR MEDIDAS PEDAGÓGICAS, QUE PODEM INCLUIR: ENRIQUECIMENTO CURRICULAR DENTRO DA ESCOLA, APROFUNDAMENTO POR PROJETOS, ACELERAÇÃO (INTEGRAÇÃO POR SÉRIE/SEGMENTO), PARTICIPAÇÃO EM CURSOS/ATIVIDADES INTER-ESCOLARES E ARTICULAÇÃO COM PROGRAMAS MUNICIPAIS DE ESTÍMULO AO TALENTO (ARTES, CIÊNCIA, ESPORTE);

VII ESTABELECER FLUXOS DE ARTICULAÇÃO ENTRE A REDE MUNICIPAL DE ENSINO E INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PARA ASSESSORAMENTO TÉCNICO, SUPERVISÃO E FORMAÇÃO;

VIII PERIODICAMENTE AVALIAR O IMPACTO DAS AÇÕES (INDICADORES DE RENDIMENTO, PARTICIPAÇÃO, BEM-ESTAR SOCIOEMOCIONAL E PERMANÊNCIA ESCOLAR).

ART. 4º COMITÊ MUNICIPAL DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO (CMAH)

FICA CRIADO O COMITÊ MUNICIPAL DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO, ÓRGÃO CONSULTIVO-TÉCNICO COMPOSTO POR REPRESENTANTES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, REPRESENTANTES DAS SECRETARIAS DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPECIALISTAS CONVIDADOS (ACADÊMICOS/IES), REPRESENTANTES DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E REPRESENTANTES DE ASSOCIAÇÕES DE PAIS E PROFESSORES, COM AS SEGUINTES ATRIBUIÇÕES:

I VALIDAR O PROTOCOLO MUNICIPAL DE IDENTIFICAÇÃO;

II SUPERVISIONAR A IMPLANTAÇÃO DE FORMAÇÕES E MATERIAIS;

III ACOMPANHAR INDICADORES E PROPOR APERFEIÇOAMENTOS;

IV ARTICULAR CONVÊNIOS COM UNIVERSIDADES E CENTROS ESPECIALIZADOS.

ART. 5º FORMAÇÃO E RECURSOS

A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEVERÁ INCLUIR, NO PLANO DE FORMAÇÃO CONTINUADA, MÓDULOS ESPECÍFICOS SOBRE AH/SD, E PREVER RECURSOS (HUMANOS E ORÇAMENTÁRIOS) PARA A EXECUÇÃO DO PROGRAMA, OBSERVADO O PLANO PLURIANUAL (PPA) E A LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA).

ART. 6º CONFIDENCIALIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS:

O TRATAMENTO DE INFORMAÇÕES PESSOAIS CONSTANTES DO CADASTRO MUNICIPAL DE ESTUDANTES COM AH/SD OBSERVARÁ ESTRITAMENTE A LEI Nº 13.709/2018 (LGPD) E DEMAIS NORMAS APLICÁVEIS, GARANTINDO CONFIDENCIALIDADE, ACESSO RESTRITO E CONSENTIMENTO INFORMADO DA FAMÍLIA.

ART. 7º REGULAMENTAÇÃO:

O PODER EXECUTIVO REGULAMENTARÁ ESTA LEI NO PRAZO DE 90 (NOVENTA) DIAS, DEFININDO INSTRUMENTOS DE TRIAGEM RECOMENDADOS, CRITÉRIOS DE COMPOSIÇÃO DO COMITÊ E PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS.

ART. 8º ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
PL_LEG_329_2025_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON