PROJETO DE LEI - LEGISLATIVO: 180/2025

Informações da matéria
Autor: EDÍZIO MOREIRA
Data: 16/06/2025
Visualizações:
Array
Ementa

INSTITUI O PROGRAMA "IPTU SOCIAL" E AUTORIZA O PODER EXECUTIVO A CONCEDER ISENÇÃO DO IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO (IPTU) PARA AS PESSOAS DE BAIXA RENDA CADASTRADAS NO CADASTRO ÚNICO DO GOVERNO FEDERAL.

Justificativa

A criação do Programa "IPTU Social" se faz necessária para promover a inclusão social e reduzir as desigualdades, garantindo que as pessoas de baixa renda tenham acesso a um benefício que contribua para a melhoria de sua qualidade de vida. A isenção do IPTU para essa parcela da população é uma medida justa e solidária, que visa proporcionar condições dignas de moradia e favorecer a equidade social em nosso município.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
10/06/2025 10:46:56 CADASTRADO 
AGENTE: EDÍZIO MOREIRA DA SILVA
CADASTRADO   
11/06/2025 08:30:38 LEITURA NO EXPEDIENTE  39ª (TRIGÉSIMA NONA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 11ª (DÉCIMA PRIMEIRA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 31/12/2025) DE 17 DE JUNHO DE 2025 - LEITURA DO EXPEDIENTE  mais EM TRAMITAÇÃO   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

EDÍZIO MOREIRA

VEREADOR(A)

REP

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Vossa Excelência Roberto Soares Pessoa

Prefeito

Maracanaú

Corpo da matéria

ART. 1º ESTA LEI INSTITUI, NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ, O PROGRAMA "IPTU SOCIAL", COM O OBJETIVO DE ISENTAR PESSOAS DE BAIXA RENDA CADASTRADAS NO CADASTRO ÚNICO DO GOVERNO FEDERAL DO PAGAMENTO DO IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO (IPTU).

ART. 2º FICA O PODER EXECUTIVO AUTORIZADO A CONCEDER ISENÇÃO DO IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO IPTU PARA AS PESSOAS DE BAIXA RENDA CADASTRADAS NO CADASTRO ÚNICO DO GOVERNO FEDERAL, APOSENTADOS E PENSIONISTAS DESDE QUE:

I - INCLUA O PROGRAMA "IPTU SOCIAL" NAS LEIS ORÇAMENTÁRIAS, SOBRETUDO, PLANO PLURIANUAL, LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS E LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL, FAZENDO CONSTAR:

A) DEMONSTRATIVO DA ESTIMATIVA E COMPENSAÇÃO DA RENÚNCIA DE RECEITA EM FACE DOS DESCONTOS CONCEDIDOS;

B) MEDIDAS COMPENSATÓRIAS SUFICIENTES, COMO REDUÇÃO DE DESPESAS OU AUMENTO DE RECEITA;

C) ESTIMATIVA DO IMPACTO ORÇAMENTÁRIO-FINANCEIRO NO EXERCÍCIO EM QUE DEVA INICIAR SUA VIGÊNCIA E NOS DOIS SEGUINTES;

II APROVE A ISENÇÃO DO IPTU MEDIANTE A EFETIVA COMPROVAÇÃO DA CONDIÇÃO DE BAIXA RENDA, ALÉM DO EFETIVO CADASTRO NO CADASTRO ÚNICO DO GOVERNO FEDERAL.

§ 1º O BENEFÍCIO TRIBUTÁRIO PODERÁ SER ESTENDIDO AO CONTRIBUINTE QUE COMPROVAR A MENCIONADA CONDIÇÃO DE BAIXA RENDA ANUALMENTE, NOS TERMOS DE REGULAMENTAÇÃO PRÓPRIA DO PODER EXECUTIVO.

§ 2º O BENEFÍCIO TRIBUTÁRIO PODERÁ SER ESCALONADO E GRADATIVO, DE ACORDO COM CRITÉRIOS FIXADOS PELO PODER EXECUTIVO EM REGULAMENTO PRÓPRIO.

ART. 3º O PODER EXECUTIVO REGULAMENTARÁ AS CONDIÇÕES EM QUE SERÃO ACEITOS OS DOCUMENTOS, RELATIVAMENTE À COMPROVAÇÃO DA BAIXA RENDA DISPOSTA NO ARTIGO 2º DA PRESENTE LEI.

ART. 4º O INTERESSADO EM OBTER O BENEFÍCIO TRIBUTÁRIO DE QUE TRATA ESTA LEI DEVE PROTOCOLAR REQUERIMENTO DEVIDAMENTE INSTRUÍDO COM AS PROVAS DE CUMPRIMENTO DAS EXIGÊNCIAS NECESSÁRIAS À SUA CONCESSÃO.

PARÁGRAFO ÚNICO. PARA A OBTENÇÃO DO BENEFÍCIO TRIBUTÁRIO, O CONTRIBUINTE NÃO PODERÁ ESTAR EM DÉBITO PARA COM SUAS OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS PERANTE O FISCO MUNICIPAL.

ART. 5º O BENEFÍCIO TRIBUTÁRIO SERÁ EXTINTO, EM QUALQUER ÉPOCA, QUANDO:

I - DEIXAR DE EXISTIR A MEDIDA QUE LEVOU À CONCESSÃO DA ISENÇÃO;

II - OCORRER INADIMPLEMENTO NO PAGAMENTO DO VALOR RESIDUAL DO IPTU, CASO EXISTA;

III - O BENEFICIADO NÃO FORNECER, NO PRAZO REGULAMENTAR, AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS À MANUTENÇÃO DO DESCONTO TRIBUTÁRIO.

ART. 6º O CONTRIBUINTE QUE OBTIVER A ISENÇÃO PREVISTA NESTA LEI, RECEBERÁ SELO ALUSIVO AO PROGRAMA "IPTU SOCIAL", A SER EXPEDIDO PELO PODER EXECUTIVO.

ART. 7º A RENOVAÇÃO DO BENEFÍCIO TRIBUTÁRIO DEVERÁ SER REQUERIDA ANUALMENTE, OU NOUTRA PERIODICIDADE FIXADA PELO PODER EXECUTIVO POR MEIO DE DECRETO.

ART. 8º O PODER EXECUTIVO REALIZARÁ FISCALIZAÇÃO INTENSIVA E OSTENSIVA, A FIM DE VERIFICAR SE AS MEDIDAS PREVISTAS NESTA LEI ESTÃO SENDO PLENAMENTE APLICADAS.

ART. 9º ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
PL_LEG_180_2025_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON