Controladoria da Câmara Municipal realiza visita técnica à Controladoria e Ouvidoria Geral de Fortaleza

#Visita POR MÁRCIO VENICIOS 07 DE JUNHO DE 2023

A Câmara Municipal de Maracanaú, por meio da Controladoria Geral do Poder Legislativo, realizou nesta terça-feira (06/06) visita técnica à Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza, com objetivo em conhecer as atividades desenvolvidas nas áreas de auditoria, controle, corregedoria, transparência e ouvidoria. O encontro, que transcorreu por todo o dia, contou com a apresentação das áreas temáticas da CGM Fortaleza, bem como uma imersão em torno dos programas e projetos desenvolvidos pelo órgão.

Durante as apresentações, foram destacadas as diretrizes que norteiam o papel da CGM de Fortaleza e os produtos elaborados durante o planejamento estratégico 2021-2024, além das inovações lançadas. A equipe técnica do legislativo de Maracanaú também conheceu os programas de avaliação dos serviços públicos, dados abertos e gestão de contratos.

O controlador geral da Câmara Municipal de Maracanaú, Janyo Argentino, destacou a importância desse encontro. "Fortaleza torna-se uma referência para todo o Estado, diante do trabalho desenvolvido na área de auditoria e do controle interno. Replicar essas metodologias e processos em Maracanaú proporcionará uma maior desenvoltura das atividades desempenhadas pela Câmara Municipal. Programas como Fortaleza no Controle e a prática de premiar iniciativas que possam contribuir para melhoria do serviço público tornam-se ideias importantes para melhor atender a população", reforçou Janyo.

A secretária chefe da CGM, Christina Machado, ressaltou a nova dinâmica adotada em Fortaleza que tem despertado o interesse de estados e municípios do Brasil. "A Capital tem conseguido traduzir para a prática os conhecimentos teóricos, técnicos e legais no âmbito do controle interno. Trabalhamos o controle no dia a dia com a capacitação de técnicos, desenvolvendo ferramentas tecnológicas e trazendo um olhar inovador para a administração.

Esse tem sido um dos principais motivos das visitas de estados e municípios e agora da Câmara Municipal de Maracanaú", evidenciou Christina. Acrescentou ainda que atualmente o corpo técnico da CGM tem estado cada vez mais frequente nos órgãos municipais, fortalecendo o controle interno, com servidores atuando em áreas como o desenvolvimento econômico, o planejamento, a educação e a saúde.

Participaram pela Câmara Municipal de Maracanaú a auditora de controle interno, Anne Katherine Andrade e o assistente de controle, André de Araújo, enquanto que pela CGM Fortaleza, estiveram presentes a coordenadora geral de controle interno, Juliana Araripe, a coordenadora de transparência e integridade, Flora Teles, coordenadora de auditoria, Camila Rios, a ouvidora do município, Lilian Fontele, e a assessoria de planejamento institucional, Rita Araújo, além dos técnicos Silvia de Paula, Gabriela Michiles e André Girão.

Foto: Assessoria de comunicação da Controladoria Geral de Fortaleza