Novembro Azul: Prevenção e Diagnóstico precoce

Câncer de Próstata. A DOENÇA NÃO É BRINCADEIRA!

#NovembroAzul POR MÁRCIO VENICIOS 16 DE NOVEMBRO DE 2021

Assim como no mês de Outubro, Novembro também é voltado para a conscientização. Novembro Azul, nome pelo qual é conhecida a campanha, visa levar informações e reforçar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é o mais frequente entre os homens no mundo todo. Por conta disso, viemos trazer algumas informações acerca da doença.

Infelizmente, ainda existe muito preconceito acerca do câncer de próstata. Por isso, o movimento tem como um dos objetivos combater esse pensamento preconceituoso, principalmente sobre a realização do exame de toque retal. O exame é um dos meios mais comuns de identificação do câncer, junto com o PSA.

É recomendado que os homens, a partir dos 50 anos de idade, façam o exame anualmente. Entretanto, grupos de risco devem começar a realizar o exame aos 45 anos. Um dos exemplos desse grupo são os homens que tiveram familiares com a doença antes de 60 anos, o que aumentaria a chance de se desenvolver o câncer em até 10 vezes.