Guarda Civil Municipal de Maracanaú celebra 22 anos de fundação em Sessão Solene no Legislativo

O momento também fez alusão ao Dia Nacional da Guarda Municipal, reunindo agentes da corporação, autoridades e convidados.
Por Comunicação 13/10/2025 #SessaoSolene
img

Foto: Rafael Dourado

A trajetória da Guarda Civil Municipal de Maracanaú foi celebrada, nesta segunda-feira (13), em Sessão Solene realizada no Plenário da Câmara Municipal. O momento marcou os 22 anos de criação da instituição e também fez alusão ao Dia Nacional da Guarda Municipal, reunindo agentes da corporação, autoridades e convidados.

A homenagem foi uma iniciativa do vereador Demir Peixoto, por meio do Requerimento Legislativo nº 154/2025, reconhecendo o trabalho essencial da Guarda na promoção da segurança pública e na proteção da população maracanauense.

A solenidade contou com a presença do prefeito Roberto Pessoa, do secretário de Segurança Urbana de Maracanaú, Coronel Castelo Branco, além de vereadores, familiares dos agraciados, convidados e membros da força de segurança do município, que prestigiaram o momento de reconhecimento e celebração da corporação.

Instituída pela Lei nº 923, de 13 de outubro de 2003, e implantada em 2005, conforme a Lei nº 1004, a GCM é uma força uniformizada que atua com base em princípios como proteção da vida, patrulhamento preventivo, compromisso social e uso progressivo da força. Sua atuação é regida pela Lei Municipal nº 1.268/2007, pela Lei Federal nº 13.022/2014 (Estatuto Geral das Guardas Municipais) e pela Lei Municipal nº 3.241/2022, que detalha suas competências e atribuições.

Atualmente, a Guarda Civil Municipal de Maracanaú conta com 94 integrantes, sendo 91 homens e 3 mulheres, distribuídos em diversos agrupamentos e coordenadorias, atuando de forma preventiva em todo o território do município.

Durante a solenidade, foram entregues Diplomas de Honra ao Mérito GCM 2025 a guardas que se destacaram por sua dedicação e serviços prestados à corporação, além dos Certificados "Amigos(as) da Guarda 2025", concedidos a autoridades e parceiros que contribuem para o fortalecimento da instituição. Também foram entregues Certificados de Agradecimento 2025 a ex-integrantes e colaboradores que deixaram sua marca na história da Guarda.

A celebração reforçou o compromisso da Câmara Municipal de Maracanaú em valorizar servidores e instituições que atuam em prol do bem-estar e da segurança da população, reconhecendo o papel fundamental da Guarda Civil Municipal na construção de uma cidade mais protegida e cidadã.

Agraciados com Diploma de Honra ao Mérito GCM - 2025:

Deyvis de Oliveira Portela - Subinspetor da GCM de Maracanaú

Júlio César Freitas Barros - Subinspetor da GCM de Maracanaú

Fernando Antônio Freire de Queiroz (Falcão) - Subinspetor da GCM de Maracanaú

Reginaldo Nascimento da Costa - Subinspetor da GCM de Maracanaú

Francisco Neville Fernandes Moraes - Subinspetor da GCM de Maracanaú

Scott Pessoa Costa - Subinspetor da GCM de Maracanaú

Valdenir Bernardo Filho - Subinspetor da GCM de Maracanaú

Agraciados com o Certificado Amigos(as) da Guarda - 2025:

Gerson Cecchini de Sousa - Vice-prefeito, Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização

José Valdemi Gomes Peixoto (Demir Peixoto) - 1º Secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Maracanaú

Raimundo Coêlho Bezerra de Farias Filho - Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Controle Urbano

Neton Alves de Lacerda - Secretário do Meio Ambiente

Vanderlange de Sousa Gomes - Secretária da Saúde

Mônica Torres Araújo Saraiva - Secretária de Educação

Mário Sousa Melo Abreu Júnior - Diretor do Demutran

Célia Maria Freire Roque - Cerimonial da Prefeitura

Francisco de Assis Rocha Rodrigues - Empresário (Assis da Azzejo)

Elinor Batista de Almeida - Professor de Jiu-Jitsu

Oswaldo Flávio Araújo Bezerra Cardoso - OAB-CE

César Morel Alcântara - Poder Judiciário

João Paulo Leite - Sociedade Civil

Inspetora Cristiane Correia - Diretora da Guarda Municipal de Fortaleza

Agraciados com Certificados de Agradecimento - 2025:

Márcio Ramos de Castro - Ex-GCM de Maracanaú

Lúcio Fábio Santos Guimalhães - Ex-GCM de Maracanaú

Jorge Medeiros Damasceno - Palestrante, Projeto Social

Jane Kely Carlos Silva - Estagiária

Weverton de Sousa Moura - Estagiário


Repórter: Thaiane Moura

Fotos: Rafael Dourado

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON