Foto: Alan Levi
O Programa Universidade Operária do Nordeste completou 16 anos de existência em Maracanaú, consolidando uma trajetória de conquistas, oportunidades e transformação social. Para celebrar essa história, a Câmara Municipal realizou, nesta quinta-feira (25), Sessão Solene em homenagem ao Programa e às pessoas que contribuíram para sua consolidação no município. A iniciativa foi proposta pelo presidente da Casa, vereador Raphael Pessoa Mota, por meio do Requerimento Legislativo nº 124/2025.
Criado por meio da Lei nº 1.448/2009, o Programa instituiu uma política pública visionária, que une educação de jovens e adultos à qualificação profissional, impactando positivamente a vida de milhares de maracanauenses. Ao longo desses anos, mais de 5 mil pessoas foram beneficiadas, tornando-se referência nacional.
O Programa Universidade Operária do Nordeste tem o propósito de promover uma formação humana integral, aliando educação, cidadania e as demandas do setor produtivo: indústria, comércio e serviços, qualificando cidadãos-profissionais conscientes de sua realidade, estimulando a instalação de novas empresas e contribuindo para a geração de emprego e renda em Maracanaú.
O Programa também deu origem ao Centro Municipal de Educação Profissional (CMEP) Eneida Soares Pessoa, inaugurado em 2021, que fortalece e amplia a missão da Universidade Operária do Nordeste, funcionando como a sua "casa" e mantendo viva a inspiração de sua patrona.
Na solenidade, foram homenageados:
Roberto Soares Pessoa - Prefeito de Maracanaú e idealizador do Programa;
Eneida Soares Pessoa - Patrona e inspiração do CMEP (representada por sua filha, Marilza Pessoa);
José Firmo Camurça Neto - Deputado estadual, ex-prefeito de Maracanaú e gestor que instituiu o CMEP;
George Lopes Valentim - Secretário de Educação de Maracanaú e articulador da expansão do Programa;
José Marcelo Farias Lima - Reitor do CEUMAR e ex-secretário de Educação de Maracanaú;
Antônio Nilson Gomes Moreira - Secretário Executivo de Educação e mentor intelectual da criação do CMEP;
Daniel Bezerra Bernardino - Diretor do Centro Municipal de Educação Profissional (CMEP) Eneida Soares Pessoa e responsável pela implantação e consolidação do Programa Universidade Operária do Nordeste;
Marília Carvalho de Alencar - Primeira e atual coordenadora pedagógica do CMEP;
Gerardo Magela Pereira Feitosa - Professor de Matemática, atuante desde os primórdios do Programa;
Francisca Waleska da Silva Varela - Egressa que concluiu o Ensino Fundamental integrado ao curso de "Restaurante & Bar" e o Ensino Médio Técnico em Gastronomia.
A solenidade contou com a presença do prefeito Roberto Pessoa, do vice-prefeito Gerson Cecchini, da deputada federal Fernanda Pessoa, do deputado estadual Firmo Camurça, além de vereadores, secretários municipais, familiares, convidados e comunidade escolar.
Repórter: Thaiane Moura
Fotos: Alan Levi
Há 1 dias
Há 2 dias
Há 10 dias
Há 10 dias
Qual o seu nível de satisfação com essa página?