Projeto de Lei propõe estacionamentos gratuitos para bikes em locais públicos de grande fluxo em Maracanaú

A medida busca promover a segurança de ciclistas e pedestres, além de estimular a prática de atividades físicas e a melhoria da qualidade de vida da população.
Por Comunicação 03/06/2025 #ProjetodeLei
img

Foto:

Neste Dia Mundial da Bicicleta, celebrado em 3 de junho, está em tramitação na Câmara de Maracanaú o Projeto de Lei nº 164/2025, de autoria do vereador Edízio Moreira (REP), que propõe a instalação de estacionamentos gratuitos para bicicletas em locais com grande fluxo de pessoas em todo o município.

A proposta visa incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável e reforçar seu papel na mobilidade urbana dos maracanauenses, contribuindo para a redução do trânsito e da poluição. A medida busca ainda promover a segurança de ciclistas e pedestres, além de estimular a prática de atividades físicas e a melhoria da qualidade de vida da população, por meio da implantação desses espaços.

"A cidade se tornará mais amigável para quem opta por esse meio de locomoção, fortalecendo a mobilidade urbana e a preservação do meio ambiente", destaca o parlamentar na justificativa do projeto.

Para fins da lei, entendem-se como locais públicos de grande afluxo os seguintes estabelecimentos: órgãos públicos municipais, parques, instituições de ensino público municipais, unidades de saúde, hospitais municipais, instalações desportivas e vias públicas estas últimas em forma de bolsões, nos pontos com alto fluxo de ciclistas, sempre resguardando o espaço destinado ao trânsito de veículos e pedestres.

Os estacionamentos de bicicletas, que serão sempre gratuitos e isentos de taxas, poderão ser de dois tipos:

Bicicletários: locais destinados ao estacionamento de bicicletas por períodos de longa duração;

Paraciclos: locais em vias públicas destinados ao estacionamento de bicicletas por períodos de curta e média duração.

Confira o Projeto de Lei na íntegra:

Repórter: Thaiane Moura

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON