Câmara realiza Sessão Especial na Cidade Junina do São João de Maracanaú

#SessaoSolene POR MÁRCIO VENICIOS 27 DE JUNHO DE 2024

A Câmara Municipal de Maracanaú realizou, na tarde de 20 de junho, de maneira excepcional, e, talvez, pela primeira vez na história, uma sessão legislativa em uma cidade junina.

Essa iniciativa tem o condão de inserir o Poder Legislativo nas festividades e na programação oficial do São João de Maracanaú, o maior do planeta.

O evento "São João de Maracanaú" teve início em 2005, com grandes atrações musicais, mas sempre com foco e ênfase no resgate cultural e nas tradições juninas.

Em setembro de 2011, foi aprovada na Assembleia Legislativa do estado do Ceará a Lei 14.999, de autoria da então Deputada Estadual, Fernanda Pessoa, que reconhece Maracanaú como a capital junina do estado do Ceará, em razão da relevância dos festejos juninos aqui realizados.

O evento cresce a cada ano, despontando no calendário das festas juninas tradicionais do país, mas sem perder o aspecto regional, sem deixar de valorizar a cultura e os artistas locais.

Na cidade junina já foram realizados casamentos coletivos, bailes de debutantes, cavalgada da fé e missas. Durante o dia, o espaço recebe alunos do município, que têm contato com a cultura regional. Esse ano, a Câmara Municipal de Maracanaú marcou presença no evento.

Sendo Maracanaú a capital junina do estado do Ceará, a Câmara Municipal de Maracanaú representa o Poder Legislativo nessa capital.

Durante a sessão, foi realizada, de maneira simbólica, a votação do Projeto de Lei de nº 244/2022, de autoria do vereador Ivonaldo Lima, que "Reconhece o São João de Maracanaú como patrimônio cultural imaterial do município de Maracanaú e dá outras providências" e do Projeto de Resolução de nº 006/2024, da Mesa Diretora, que "Reconhece o Poder Legislativo municipal como apoiador da cultura junina de Maracanaú e dá outras providências".

Na solenidade foi realizada a entrega de homenagens para o Prefeito Roberto Pessoa, a Deputada Federal Fernanda Pessoa, Gerson Cechinni, Antônia Araújo, Sérgio Dias, Márcio Venicios, Emerson Almeida Soares e Ivonaldo Lima, grandes apoiadores e destaques dos festejos juninos do município.

ACONTECEU, VOCÊ FICA SABENDO!

Foto: Assessoria da Presidência - CMMc