Ações de orientação e esclarecimento marcam Outubro Rosa na Câmara de Maracanaú

#OutubroRosa POR MÁRCIO VENICIOS 26 DE OUTUBRO DE 2023

Uma manhã de muita orientação e esclarecimento, com participação ativa não só das servidoras como da população em geral. Assim foi o Outubro Rosa, com ações promovidas pela Câmara Municipal de Maracanaú na manhã desta quarta-feira (25), com o intuito de disseminar informações sobre a prevenção ao câncer de mama.

No Plenário Wilson Camurça, aconteceu o Talk Show em alusão a Campanha Outubro Rosa, que levou diversas informações sobre o tema: Câncer de mama, vamos falar sobre isso?. O entrevistado foi o Dr. Ângelo Roncalli, médico mastologista do Hospital Municipal Dr. João Elísio de Holanda e do Instituto do Câncer do Ceará - ICC que falou sobre os pacientes de câncer de mama em tratamento e a prevenção à doença, que é uma das que mais matam mulheres no mundo. O evento também contou com a participação do secretário de Saúde do município, Wagner Sousa, mediado pela enfermeira Mariana Sampaio, técnica da atenção primária em saúde nas áreas da saúde da mulher de Maracanaú.

A edição do Talk Show 2023 foi marcada por grandes emoções, com homenagem a servidora desta Casa Legislativa, Luana Simonelly, chefe de gabinete da presidência , que venceu o Câncer de Mama, exemplo todos os dias de força e coragem para pessoas em tratamento na luta contra a doença.

Compuseram a mesa de honra, o presidente do Poder Legislativo, Demir Peixoto, a vereadora Aline do Hospital, a secretária do Bem-estar Animal, Larisa Camurça, a diretora geral do Hospital Municipal de Maracanaú, Cristina Oliveira, a gerente da central de marcação de consultas (HMJEH), a diretora assistencial do Hospital Municipal, Izabelle Rocha, a senhora Valéria Mendonça, coordenadora do Outubro Rosa do estado do Ceará, que nos presenteou com o Selo Rosa - mérito por nossas ações ao tema, vereadores e representantes dos conselhos municipais de saúde e da mulher.

Simultaneamente ao evento Talk Show, no salão principal da Câmara Municipal ocorreu o espaço da beleza, com dicas da esteticista Daíla Andrade da Clinica Star Bem. As consultoras Mary Kay, Layane Moreira e Isabel Barroso também estiveram presentes com dicas de como cuidar da pele e dicas de maquiagem.

O ônibus da Saúde estacionado em frente da Câmara recepcionou e atendeu mulheres, com ações educativas, exame preventivo do Colo de Útero, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, além de solicitação de exame de mamografia.

ACONTECEU, VOCÊ FICA SABENDO!

Fotos: Assessoria de Gabinete da Presidência - CMMc