Controladoria Geral da Câmara participa de seminário e assina termo de uso do sistema AudiTAFOR

#ControladoriaGeral POR MÁRCIO VENICIOS 21 DE SETEMBRO DE 2023

A Câmara Municipal de Maracanaú, através da Controladoria Geral do Poder Legislativo, participou na última terça-feira (19/09), no paço municipal da cidade de Fortaleza, do "I Seminário Controle Interno em Parcerias: Desafios dos Planos de Trabalho e Prestações de Contas na Execução das Políticas Públicas" para Organizações Sociais que possuem termos de parceria com o município de Fortaleza, promovido pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza.

Durante o evento foi assinado o termo de cessão de uso do sistema AuditaFor que auxiliará as atividades realizadas pela Controladoria da Câmara, especialmente nos procedimentos de auditoria. A assinatura do termo foi realizada pela Controladora Geral de Fortaleza, Christina Machado e o Controlador da Câmara Municipal de Maracanaú, Janyo Argentino.

No decorrer do seminário, o Controlador da Câmara de Maracanaú, Janyo Argentino, enfatizou os resultados possíveis com a nova parceria. "A assinatura do termo de cooperação técnica para a cessão do AuditaFor permitirá aprimorar as atividades de auditoria realizadas pela Câmara Municipal de Maracanaú, desde o início dos processos até o monitoramento, abrangendo todas as ações de controle interno", ressaltou Janyo.

Christina Machado, Controladora Geral de Fortaleza, destacou as estratégias adotadas na gestão pública que se tornaram referência para outros municípios. "O Município tem fortalecido a implementação do controle interno em órgãos, com uma visão moderna em relação ao sistema de controle interno. Realizamos um trabalho fundamentado em oficinas de capacitação, apoio, assessoramento e articulação junto aos órgãos municipais. Propomos inovações por meio de diagnósticos e desenvolvimento de sistemas, o que possibilita que eles melhorem seus processos internos, contribuindo para a qualificação e aprimoramento dos serviços públicos", pontuou Christina.

No evento, participaram aproximadamente 170 pessoas representando 77 Organizações Sociais que prestam serviços, no Município de Fortaleza, nas áreas de Assistência Social, Educação, Esporte e Lazer, além de servidores municipais responsáveis por acompanhar esses processos. O seminário abordou temas relacionados ao Controle Interno no planejamento e execução das parcerias, bem como questões relacionadas à auditoria e prestação de contas. Durante o seminário, ocorreu também a assinatura do termo de cooperação entre a Controladoria de Fortaleza e do Município de Maceió.

ACONTECEU, VOCÊ FICA SABENDO!

(Texto: Divulgação da Prefeitura de Fortaleza e Comunicação da Câmara Municipal de Maracanaú)

(Fotos: Daniel Calvet e Eduardo Lobo)