Abertas inscrições para etapa de formações do TCEduc 2023 em Maracanaú

#TCE POR MÁRCIO VENICIOS 21 DE JULHO DE 2023

Por meio da Escola de Contas Instituto Plácido Castelo, o Tribunal de Contas do Estado do Ceará recebe inscrições para a oitava etapa do TCEduc 2023. Os interessados devem acessar o Sistema de Gestão Educacional - Siged e garantir sua participação no evento. A formação itinerante será sediada em Maracanaú, no dia 3 de agosto (quinta-feira), a partir das 8h, no Centro Universitário Maurício de Nassau - Uninassau (Avenida Contorno Norte, 101 - Jereissati I).

A iniciativa visa orientar gestores e população em geral sobre temas relacionados à administração pública e ao controle social. Além da cidade-sede, o público de outros sete municípios serão contemplados com as formações: Aquiraz, Caucaia, Eusébio, Guaiuba, Itaitinga, Maranguape e Pacatuba.

A programação é composta pelo curso "Nova Lei de Licitações e Contratos", ministrado pelo assessor de Instrução de Cautelares, Ricardo Dias; e "Prestação de Contas de Convênios: o que não podemos esquecer", com a auditora do TCE Ceará, Edna Xavier.

Destinada a comunicadores, assessores de imprensa e estudantes, a palestra "Controle externo, mídia e participação social", será apresentada pela jornalista e analista do Controle Externo do Tribunal, Carolina Madeira. "Ouvidoria como agente do exercício da cidadania e controle social" será o tema tratado pelo assessor administrativo da Ouvidoria do TCE Ceará, Virgílio Freire.

Também fará parte do encontro presencial as capacitações "Relações de trabalho na administração pública o poder fiscalizador da Câmara de Vereadores", a cargo do Ministério Público do Trabalho, e "Despesas da Câmara e o controle externo", realizada pela União dos Vereadores do Ceará (UVC).

Formato dos conteúdos em 2023

Este ano, o Instituto Plácido Castelo oferece o conteúdo dos cursos por meio das formações híbridas. Além dos cursos presenciais, a Escola disponibiliza videoaulas, podcasts e Perguntas Respondidas Frequentemente (FAQ) nas aulas. Todos os materiais podem ser acessados por meio do site do TCEduc.

Data: 3 de agosto

Horário: 8 às 16h

Local: Centro Universitário Maurício de Nassau - Uninassau

Avenida Contorno Norte, 101 - Jereissati I - Maracanaú (Ceará)