INDICAÇÃO: 2006/2025

Informações da matéria
Autor: INSPETOR MORAES
Data: 01/12/2025
Visualizações:
Array
Ementa

INDICA AO METROFOR A DESTINAÇÃO DE VAGÃO DE USO EXCLUSIVO PARA MULHERES NOS HORÁRIOS DE PICO, BEM COMO A DEVIDA FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO PARA CUMPRIMENTO DA MEDIDA.

Justificativa

A adoção de vagões destinados exclusivamente ao público feminino durante os horários de maior movimento visa promover maior segurança, conforto e respeito às mulheres que utilizam diariamente o transporte metroviário em Maracanaú.
É notório que, nos períodos de pico, aumenta significativamente o fluxo de usuários, gerando situações de desconforto e, em alguns casos, ocorrências de assédio e importunação. A medida aqui apresentada segue modelos já adotados em outras capitais brasileiras e internacionais, que comprovaram redução considerável desses episódios e melhoria da sensação de segurança das passageiras.
Além da destinação do vagão, é fundamental que o Governo do Estado e o METROFOR realizem fiscalização contínua e ações de orientação, garantindo o efetivo cumprimento da medida e preservando o direito das mulheres a um ambiente de transporte mais protegido.
Recentemente, a imprensa local noticiou que um passageiro foi detido por "se masturbar em frente a mulher no metrô de Fortaleza". Esse tipo de ocorrência, além de configurar crime — impondo sofrimento, medo e violação da dignidade da vítima — expõe gravemente a vulnerabilidade de mulheres que utilizam o transporte público, especialmente em horários de maior fluxo, quando vagões costumam estar lotados. A superlotação facilita situações de constrangimento, assédio e abuso, reduzindo drasticamente a possibilidade de reação ou denúncia imediata.
A adoção dessa medida representa um passo concreto e efetivo para tornar o transporte público mais seguro, inclusivo e digno para todas as mulheres que dependem do Metrofor no nosso Estado — em especial para quem reside em cidades da Região Metropolitana, como Maracanaú.
Dessa forma, esta indicação busca reafirmar o compromisso desta Casa Legislativa e do mandato do Vereador Inspetor Moraes com a defesa da dignidade, da integridade e do bem-estar das mulheres maracanauenses.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
01/12/2025 11:08:07 CADASTRADO 
AGENTE: ANTÔNIO DA SILVA MORAES
CADASTRADO   
01/12/2025 11:15:43 LEITURA NO EXPEDIENTE  77ª (SETUAGÉSIMA SÉTIMA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 11ª (DÉCIMA PRIMEIRA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 31/12/2025) DE 2 DE DEZEMBRO DE 2025 - LEITURA DO EXPEDIENTE  mais ENCAMINHADO PARA O ÓRGÃO INDICADO   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

INSPETOR MORAES

VEREADOR(A)

PP

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Sr Plínio Pompeu de Saboya Magalhães Neto

Diretor Presidente

Companhia Cearense de Transportes Metropolitano (Metrofor)

Vossa Senhoria Hélio Winston Barreto Leitão

Secretário de Infraestrutura do Governo do Estado do Ceará

Vossa Excelência Elmano de Freitas

Governador do Estado do Ceará

Fortaleza

Corpo da matéria

A IMPLEMENTAÇÃO DE VAGÃO DE USO EXCLUSIVAMENTE PARA MULHERES NOS TRENS QUE CIRCULAM NO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ, NOS HORÁRIOS DE PICO MATUTINO E VESPERTINO, COMPREENDIDOS ENTRE 6H E 9H E 17H E 20H, FICANDO O NÚMERO DE VAGÕES DESTINADO A ESTA FINALIDADE SOB RESPONSABILIDADE DA CONCESSIONÁRIA, CONFORME ANÁLISE DO FLUXO DE PASSAGEIROS.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON