PROJETO DE LEI - LEGISLATIVO: 409/2025

Informações da matéria
Autor: EDÍZIO MOREIRA
Data: 24/11/2025
Visualizações:
Array
Ementa

INSTITUI O LETRAMENTO RACIAL SOBRE A CULTURA NEGRA NO COTIDIANO ESCOLAR NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MARACANAÚ.

Justificativa

A instituição do letramento racial sobre a cultura negra no cotidiano escolar na rede municipal de ensino de Maracanaú se faz necessária para promover a valorização da diversidade étnico-racial, combater o racismo estrutural e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Essa iniciativa visa garantir o acesso a uma educação antirracista e inclusiva, que reconheça e respeite a história e a contribuição do povo negro para a formação da identidade brasileira.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
21/11/2025 11:02:19 CADASTRADO 
AGENTE: EDÍZIO MOREIRA DA SILVA
CADASTRADO   
24/11/2025 09:33:49 LEITURA NO EXPEDIENTE  75ª (SETUAGÉSIMA QUINTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 11ª (DÉCIMA PRIMEIRA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 31/12/2025) DE 25 DE NOVEMBRO DE 2025 - LEITURA DO EXPEDIENTE  mais EM TRAMITAÇÃO   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

EDÍZIO MOREIRA

VEREADOR(A)

REP

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Vossa Excelência Roberto Soares Pessoa

Prefeito

Maracanaú

Corpo da matéria

ART. 1º. FICA INSTITUÍDO O LETRAMENTO RACIAL SOBRE A CULTURA NEGRA NO COTIDIANO ESCOLAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MARACANAÚ, COM O OBJETIVO DE PROMOVER O CONHECIMENTO SOBRE A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, BEM COMO A PRESERVAÇÃO E RECONHECIMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES DA CULTURA NEGRA PARA A FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA.

PARÁGRAFO ÚNICO: ENTENDE-SE COMO LETRAMENTO RACIAL A PRÁTICA EDUCATIVA QUE VISA À CONSTRUÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA CRÍTICA, SOBRE O RACISMO E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIAIS, CULTURAIS, POLÍTICAS E ECONÔMICAS.

ART. 2º. O LETRAMENTO RACIAL SOBRE A CULTURA NEGRA SERÁ DESENVOLVIDO POR MEIO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS E EDUCACIONAIS, QUE CONTEMPLEM O ENSINO SOBRE A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, EM TODOS OS COMPONENTES CURRICULARES.

ART. 3°. O LETRAMENTO RACIAL SOBRE A CULTURA NEGRA SERÁ OBRIGATÓRIO EM TODAS AS ESCOLAS PÚBLICAS E FACULTATIVO NAS ESCOLAS PRIVADAS DO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ, DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL ATÉ O ENSINO MÉDIO.

ART. 4°. O PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, EM CONJUNTO COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, FICA RESPONSÁVEL POR PROMOVER A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO, PARA A ABORDAGEM DOS TEMAS RELACIONADOS AO LETRAMENTO RACIAL, SOBRE A CULTURA NEGRA.

ART.5°. FICA PROPOSTA Á CONSTRUÇÃO OU ADOÇÃO, DE UM MATERIAL DE APOIO PEDAGÓGICO PARA CONTRIBUIR COMO SUPORTE DA REDE DE MARACANAÚ PARA OS PROFESSORES.

ART.6°. FICA INSTITUÍDA A SEMANA DE LETRAMENTO RACIAL SOBRE A CULTURA NEGRA, A SER REALIZADA ANUALMENTE NA SEMANA QUE ANTECEDE O RECESSO ESCOLAR NO MEIO DO ANO LETIVO, COM O OBJETIVO DE PROMOVER UMA REFLEXÃO SOBRE A HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E A VALORIZAÇÃO DA CULTURA NEGRA.

ART.7°. ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON