PROJETO DE LEI - LEGISLATIVO: 263/2025

Informações da matéria
Autor: EDÍZIO MOREIRA
Data: 02/09/2025
Visualizações:
Array
Ementa

DISPÕE SOBRE O DIREITO DE TODA MULHER TER À PRESENÇA DE ACOMPANHANTE, PESSOA DE SUA LIVRE ESCOLHA, NAS CONSULTAS E EXAMES, INCLUSIVE OS GINECOLÓGICOS, NOS ESTABELECIMENTOS PÚBLICOS E PRIVADOS DE SAÚDE, MUNICÍPIO DE MARACANAÚ E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Justificativa

A presença de um acompanhante de livre escolha durante consultas e exames ginecológicos é fundamental para garantir o bem-estar e a segurança das mulheres. Além disso, essa medida contribui para fortalecer o vínculo de confiança entre paciente e profissional de saúde, promovendo um atendimento mais humanizado e respeitoso. Portanto, é necessário que haja uma legislação que assegure esse direito, visando a proteção e o cuidado com a saúde das mulheres do município de Maracanaú.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
02/09/2025 10:45:45 CADASTRADO 
AGENTE: EDÍZIO MOREIRA DA SILVA
CADASTRADO   
02/09/2025 11:49:24 LEITURA NO EXPEDIENTE  52ª (QUINQUAGÉSIMA SEGUNDA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 11ª (DÉCIMA PRIMEIRA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 31/12/2025) DE 3 DE SETEMBRO DE 2025 - LEITURA DO EXPEDIENTE  mais EM TRAMITAÇÃO   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

EDÍZIO MOREIRA

VEREADOR(A)

REP

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Vossa Excelência Roberto Soares Pessoa

Prefeito

Maracanaú

Corpo da matéria

ART. 1º FICA ASSEGURADO ÀS MULHERES O DIREITO À PRESENÇA DE ACOMPANHANTE, PESSOA DE SUA LIVRE ESCOLHA, NAS CONSULTAS E EXAMES, INCLUSIVE OS GINECOLÓGICOS, NOS ESTABELECIMENTOS PÚBLICOS E PRIVADOS DE SAÚDE LOCALIZADOS NO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ.

§1º O DIREITO DISPOSTO NO CAPUT PODE SER EXERCIDO, EXCLUSIVAMENTE, PELA MULHER A SER ATENDIDA, NA FORMA DE SOLICITAÇÃO DE ACOMPANHAMENTO DE OUTRA PESSOA QUE ESTEJA PRESENTE NO LOCAL NO ATO DO ATENDIMENTO.

§2º QUALQUER CIDADÃO MAIOR DE 18 (DEZOITO) ANOS, INDEPENDENTE DE VÍNCULO FAMILIAR COM A PACIENTE, PODERÁ SER DESIGNADO COMO SEU ACOMPANHANTE. DESDE QUE SOLICITADO PELA MESMA, NO MOMENTO DA CONSULTA.

ART. 2º TODO ESTABELECIMENTO DE SAÚDE DEVE INFORMAR O DIREITO A QUE SE REFERE O ART. 1, EM LOCAL VISÍVEL E DE FÁCIL ACESSO ÀS PACIENTES.

ART.3º ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DE SUA PUBLICAÇÃO.

Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
PL_LEG_263_2025_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON