DISPÕE SOBRE A PRESENÇA PREFERENCIALMENTE DE INTÉRPRETE DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) NO HORÁRIO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO, OU SISTEMA QUE INTEGRE E SUPRA ESSA FUNÇÃO EM TODAS AS AGÊNCIAS BANCÁRIAS DO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ.
A presença de intérpretes de LIBRAS nas agências bancárias do município de Maracanaú é fundamental para garantir o acesso e a inclusão de pessoas surdas ou com deficiência auditiva. A comunicação é um direito básico e essencial para o exercício da cidadania, e a presença desses profissionais contribui para a igualdade de oportunidades e o respeito à diversidade. Portanto, a implementação dessa medida visa promover a acessibilidade e a inclusão social, atendendo às necessidades específicas desse público.
| Data | Fase | Vinculação | Situação | Observação |
|---|---|---|---|---|
| 12/08/2025 11:03:04 | CADASTRADO | AGENTE: EDÍZIO MOREIRA DA SILVA | CADASTRADO | |
| 12/08/2025 11:46:00 | LEITURA NO EXPEDIENTE | 46ª (QUADRAGÉSIMA SEXTA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 11ª (DÉCIMA PRIMEIRA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 31/12/2025) DE 13 DE AGOSTO DE 2025 - REGISTRADA A PRESENÇA DO VER. CARLOS ALBERTO, QUE PARTICIPOU DE FORMA REMOTA. - LEITURA DO EXPEDIENTE mais | EM TRAMITAÇÃO |
| Nome | Cargo | Orgão |
|---|---|---|
Vossa Excelência Roberto Soares Pessoa |
Prefeito |
Maracanaú |
ART. 1º - AS AGÊNCIAS BANCÁRIAS DO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ DEVERÃO CONTAR COM A PRESENÇA PREFERENCIALMENTE DE INTÉRPRETE DE LIBRAS, OU COM A POSSIBILIDADE DE CAPACITAÇÃO DO QUADRO DE FUNCIONÁRIOS PARA ATUAR NO HORÁRIO DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO OU SISTEMA QUE INTEGRE E SUPRA ESSA FUNÇÃO PARA ATENDIMENTO DOS DEFICIENTES AUDITIVOS;
§ 1° - ENTENDE-SE COMO INTÉRPRETE DE LIBRAS O PROFISSIONAL PRESENCIAL CAPACITADO E/OU HABILITADO EM PROCESSOS DE INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS DE SINAIS, TENDO COMPETÊNCIA PARA REALIZAR INTERPRETAÇÃO DAS 2 (DUAS) LÍNGUAS DE MANEIRA SIMULTÂNEA OU CONSECUTIVA E PROVÍNCIAS EM TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS E DA LÍNGUA PORTUGUESA;
§ 2° - ENTENDE-SE COMO SISTEMA TODO ATENDIMENTO VIRTUAL POR MEIO DE UM APLICATIVO OU CENTRAL DE LIBRAS QUE, A DISTÂNCIA, FAÇA A MEDIAÇÃO DO SURDO COM O INTÉRPRETE DE LIBRAS, PODENDO SER INSTALADO EM SMARTPHONE, TABLET OU COMPUTADOR COM ACESSO À INTERNET;
ART. 2º - O ATENDIMENTO DEVERÁ ESTAR EM CONSONÂNCIA COM OS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DAS AGÊNCIAS BANCÁRIAS;
ART. 3º - O INTÉRPRETE PRESENCIAL OU O SISTEMA ATENDERÁ TODOS AQUELES QUE, POR DEFICIÊNCIA AUDITIVA, NECESSITAM DA SUA INTERPRETAÇÃO, UTILIZANDO A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS), EM LOCAL DE FÁCIL ACESSO E COM SINALIZAÇÃO DE INDICAÇÃO;
ART. 4° - ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DA SUA PROMULGAÇÃO.