PROJETO DE INDICAÇÃO: 155/2025

Informações da matéria
Autor: EDÍZIO MOREIRA
Data: 04/06/2025
Visualizações:
Array
Ementa

DISPÕE SOBRE A INSTALAÇÃO DE ABRIGOS (CASINHAS), DE COMEDOUROS E BEBEDOUROS PARA ANIMAIS COMUNITÁRIOS E EM SITUAÇÃO DE RUA NO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Justificativa

A instalação de abrigos, comedouros e bebedouros para animais comunitários e em situação de rua no município de Maracanaú se faz necessária para garantir o bem-estar desses animais, proporcionando-lhes proteção contra intempéries e acesso a alimentação e água. Além disso, contribui para a redução de problemas de saúde pública e para a conscientização da população sobre a importância da proteção animal.

Arquivos


Informações dos trâmites da matéria
Data Fase Vinculação Situação Observação
04/06/2025 11:38:10 CADASTRADO 
AGENTE: EDÍZIO MOREIRA DA SILVA
CADASTRADO   
04/06/2025 12:18:19 LEITURA NO EXPEDIENTE  38ª (TRIGÉSIMA OITAVA) SESSÃO ORDINÁRIA DA 11ª (DÉCIMA PRIMEIRA) LEGISLATURA (2025 - 2028) - 1º PERÍODO (01/01/2025 À 31/12/2025) DE 11 DE JUNHO DE 2025 - LEITURA DO EXPEDIENTE  mais EM TRAMITAÇÃO   
Informações dos autores e subescritores
Nome Cargo Partido Autoria Ações

EDÍZIO MOREIRA

VEREADOR(A)

REP

Autor

Informações dos destinatários
Nome Cargo Orgão

Vossa Excelência Roberto Soares Pessoa

Prefeito

Maracanaú

Corpo da matéria

ART. 1º FICA AUTORIZADA A INSTALAÇÃO DE ABRIGOS (CASINHAS), DISPONIBILIZAÇÃO DE COMEDOUROS E BEBEDOUROS PARA ANIMAIS NAS RUAS E PRAÇAS DO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ, PARA GARANTIA DA PROTEÇÃO E DO BEM-ESTAR DOS ANIMAIS COMUNITÁRIOS E EM SITUAÇÃO DE RUA.

§ 1º A CONSTRUÇÃO E INSTALAÇÃO DOS ABRIGOS (CASINHAS), COMEDOUROS E BEBEDOUROS PÚBLICOS, BEM COMO O SEU ABASTECIMENTO (COLOCAÇÃO DE RAÇÃO E ÁGUA), LIMPEZA E MANUTENÇÃO PODERÁ SER FEITO POR QUALQUER MUNÍCIPE, COMUNIDADE, EMPRESAS, COMERCIANTES ESTABELECIMENTOS EM GERAL, INSTITUIÇÕES PRIVADAS, SOCIEDADE DE PROTEÇÃO ANIMAL, ONGS (ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS), ÀS SUAS EXPENSAS, FICANDO SUJEITOS À FISCALIZAÇÃO DO ÓRGÃO MUNICIPAL RESPONSÁVEL.

§ 2º OS ABRIGOS (CASINHAS), BEBEDOUROS E COMEDOUROS PODERÃO SER DISTRIBUÍDOS PELA CIDADE EM PONTOS ESTRATÉGICOS, COMO PRAÇAS E ESPAÇOS PÚBLICOS, ONDE HAJA MAIOR INCIDÊNCIA DE ANIMAIS, DESDE QUE NÃO ATRAPALHE A PASSAGEM DE PEDESTRES, CABENDO A COMUNIDADE ONDE O ABRIGO FOI INSTALADO ZELAR PELA SUA CONSERVAÇÃO, LIMPEZA, ABASTECIMENTO DE ÁGUA E RAÇÃO.

§ 3º OS BEBEDOUROS E COMEDOUROS DEVERÃO SER PRIORITARIAMENTE INSTALADOS EM NÚMERO MAIOR QUE OS ABRIGOS (CASINHA), PARA ATENDER OS ANIMAIS QUE ESTÃO DE PASSAGEM.

ART. 2º PODERÁ O PODER PÚBLICO CELEBRAR CONVÊNIOS E/OU PARCERIAS COM ENTIDADES DE PROTEÇÃO ANIMAL E OUTRAS ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS, UNIVERSIDADES, ESTABELECIMENTOS VETERINÁRIOS, EMPRESAS PÚBLICAS OU PRIVADAS E ENTIDADES DE CLASSE, PARA A CONSECUÇÃO DOS OBJETIVOS DESTA LEI.

ART. 3° É PROIBIDO RETIRAR OS BEBEDOUROS E COMEDOUROS PÚBLICOS SEM AUTORIZAÇÃO DO ÓRGÃO MUNICIPAL RESPONSÁVEL, EXCETO PARA LIMPEZA DESDE QUE SEJA FEITA DEVOLUÇÃO IMEDIATA. ART. 4° ESTA LEI ENTRA EM VIGOR NA DATA DA SUA PROMULGAÇÃO.

Listagem de arquivos
Descrição Arquivos
PI_155_2025_0000001.pdf

Qual o seu nível de satisfação com essa página?

ATRICON