Mulheres são homenageadas em Maracanaú

O Dia Internacional da Mulher – 8 de março – foi comemorado também em Maracanaú. A Câmara de Vereadores promoveu uma sessão solene e como acontece todos os anos, foram homenageadas três mulheres que se destacaram no Município.

No segmento social a empresária Maria Zélia de Oliveira Rodrigues foi a primeira homenageada. Natural de Morada Nova, Zélia viveu durante muito tempo em sua terra natal, e atualmente reside em Maracanaú e trabalha no ramo de confecção. Ela fundou em 1999 juntamente com seu esposo, Francisco de Assis Rocha Rodrigues, a Empresa Azzejo Confecções Ltda.

Zélia foi um nome indicado pelo vereador César Von Paumgartten.

Na área da Educação, a homenageada foi a professora Francisca Bezerra Fraga, uma indicação da vereadora Ivani Aguiar. Francisquinha como é mais conhecida, nasceu em Quixadá, mas reside em Maracanaú desde 1954. Ela dedicou sua vida à arte de transmitir conhecimentos, bem como ajudar crianças e jovens em busca do caminho da sabedoria. Um dos grandes feitos de Francisquinha foi o apoio na fundação do Instituto São José, uma das escolas mais tradicionais da cidade. Ela se fez representar pela sua irmã Ana Tereza.

No setor da saúde, o nome de Silvéria Lopes Ponte Prado foi lembrado pela vereadora Helenita Sousa. A homenageada é formada em enfermagem e trabalha há anos no Hospital de Maracanaú.
Silvéria acredita que sua missão é ser mais que uma enfermeira. O importante é levar um acolhimento humano aos pacientes. Ela foi representada pelo filho Rômulo Prado.
Na oportunidade, Helenita solicitou um minuto de silêncio em memória das mulheres vítimas da violência em todo o mundo.

A primeira dama do Município, Kamille Camurça, esteve presente e fez um relato da série de eventos que o Município vem promovendo em prol das mulheres maracanauenses.

A professora e ex-vereadora Margarete Rose lembrou a importância da Lei Maria da Penha. Ela destacou ainda a gestão municipal que muito tem feito em prol das mulheres de Maracanaú.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Kátia Pinheiro; a diretora geral do Hospital de Maracanaú, Vládia Camurça, além da ex-vereadora Graça Loura marcaram presença ao acontecimento.

A vereadora Aline do Hospital presidiu a sessão.

Texto: Renato Wanderley