Em 16 de maio de 2012 entrou em vigor a lei federal nº 12.527, conhecida como Lei de Acesso à Informação – LAI. Esta Lei tem por objetivo garantir publicidade às informações produzidas ou detidas pelos órgãos públicos.

Esta lei veio ratificar a intenção do legislador constituinte, que, no art. 37, caput da Constituição Federal definiu a publicidade como princípio explícito da Administração Pública.

A Câmara Municipal de Maracanaú, atendendo essa intenção do legislador brasileiro, estruturou seu sítio eletrônico de maneira a facilitar o entendimento e pesquisa de qualquer interessado.

Existem, na página eletrônica da Câmara Municipal de Maracanaú, ferramentas específicas que permitem um acesso rápido a todo interessado, seja pessoa física ou jurídica.

Em nosso sítio eletrônico utilizamos a Transparência Ativa, onde o órgão expõe as informações por iniciativa própria, podendo ser consultados de maneira rápida, sem a necessidade de cadastros ou solicitação de informações.

Através da plataforma “LEI DE ACESSO À TRANSPARÊNCIA” o interessado tem acesso às informações sobre a Câmara Municipal, como repasses financeiros, fornecedores, despesas e contratos. São disponibilizadas três opções de procura, quais sejam: PORTAL DA TRANSPARÊNCIA, como informações exigidas pela Lei Complementar nº 131, de 27 de maio de 2009 e pelo Decreto nº 7.185, de 27 de maio de 2010; ACESSO À INFORMAÇÃO, atendendo os requisitos da Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011; e GESTÃO FISCAL – LRF, em atendimento à Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000, a Lei de Responsabilidade Fiscal.

É possível, também, que o interessado exerça seu direito de acesso à informação através da Transparência Passiva, onde o mesmo, utilizando a plataforma “ACESSO À INFORMAÇÃO” pode formular perguntas à Câmara Municipal, que deverão ser respondidas, em até no máximo 20 (vinte) dias, podendo ser prorrogado por mais 10 (dez) dias. Nessa plataforma ocorre o acesso ao sistema esic. O acesso pode ser feito através de um rápido cadastro, de pessoa física ou jurídica, sem a necessidade de justificativa para o pedido.

Os interessados também podem obter informações diretamente na sede da Câmara Municipal, localizada à Av. Luis Gonzaga Honório de Abreu s/n, no Bairro Parque Antônio Justa, das 8 da manhã às 14 horas, devendo procurar a Comissão de Acesso à Transparência.

As informações disponibilizadas no sítio eletrônico da Câmara Municipal de Maracanaú são armazenadas nos formatos de arquivo .html e .pdf.

Garantimos a autenticidade e a integridade das informações disponibilizadas pelo administrador do sítio eletrônico da Câmara Municipal de Maracanaú.

Luciana Ribeiro de Borba – Presidente da Comissão de Acesso à Transparência

Telefone: 3371-7260

Transparência

Consulta detalhada das receitas (orçamentária, extra-orçamentária, prevista e arrecadada)

Consulta detalhada das despesas com 6 opções de consultas disponívei

Consulta detalhada das receitas (orçamentária, extra-orçamentária, prevista e arrecadada)

Consulta de pagamentos efetuados por fornecedor. Pesquise por exercício e período.

Detalhes das licitações. Fonte: sistema de contabilidade e licitação.

Detalhes dos convênios. Fonte: sistema de contabilidade.

Listagem de fornecedores com valores totais de venda. Pesquise por exercício e período

Acesso à Informação

Consulta detalhada das despesas respectivas a obras (6 opções de consulta)

Consulta detalhada das despesas com pessoal (6 opções de consulta)

Contratos e aditivos firmados a partir de 01/05/2019

Contratos e aditivos anteriores à 01/05/2019

Relação de órgãos e suas respectivas informações

Demonstrativo dos servidores ativos, com informações individuais do nome e cargo.

Despesas com diárias

Relatórios periódicos de atividades desenvolvidas pelos setores e vereadores da Câmara Municipal de Maracanaú

Gestão Fiscal - LRF

A Presidência da Câmara Municipal de Maracanaú informa que respeita os prazos constitucionais e legais, mantendo atualizado o Julgamento das Contas de Governo, conforme os pareceres prévios recebidos pelo Tribunal de Contas do Estado, sendo que o último recebido é referente às contas de governo do ano de 2012, sendo o julgamento realizado, por esta Casa, no ano de 2016.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support