Vereador Capitão Martins solicita Audiência em Defesa dos Idosos

A Câmara Municipal promoveu uma Audiência Pública para tratar da vulnerabilidade e violência contra as pessoas idosas. A sessão – proposta pelo vereador Capitão Martins – atendeu solicitação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Maracanaú. No início dos trabalhos, vereador Capitão Martins informou que em épocas passadas a expectativa de vida girava em torno de quarenta anos, porém, hoje, no Brasil, ultrapassa os setenta anos. Martins fez uma ilustração sobre as fases da vida, lembrando que o momento atual é o mais importante, e defendeu a união como sucesso na existência de qualquer grupo. A presidente do Conselho, Albertina Duarte, lamentou o crescente número da violência (física e psicológica) contra os idosos, e apresentou alguns parâmetros que mostram essa triste realidade: “A violência contra o idoso está presente no Ceará”, ressaltou.

A professora (e ex-vereadora), Margarete Rose, esteve presente e criticou o preconceito, o abandono, além da negligência social para com as pessoas da chamada Terceira Idade. Margarete elogiou o Estatuto do Idoso, porém, é preciso fazer valer a Lei.

Durante a Audiência, foi reconhecida a importância deste tema de grande relevância social. Foi constatada também a  sensibilidade do vereador Capitão Martins em apoiar a causa dos Idosos.

O vereador e sua esposa Margareth Rose  são responsáveis pelo projeto de Bem com a Vida em Marcanaú  que  há vinte anos  possibilita uma vida mais saudável e alegre a todos os idosos, através de suas ações sociais.  É disponibilizada várias atividades que ajudam não só o físico, mas também contribuem com o  emocional, proporcionando uma elevação na  auto-estima.

Já a deputada estadual Fernanda Pessoa parabenizou o vereador Capitão Martins pela idealização do evento.