Câmara promove sessão solene em homenagem ao dia Internacional da Mulher

0
105

   O Dia Internacional da Mulher – transcorrido no domingo (8 de março) – foi comemorado nesta segunda-feira, dia 9, em Maracanaú. Uma sessão solene marcou a data, que contou com uma boa presença de público na Câmara Municipal. Como acontece todos os anos, foram homenageadas mulheres que se destacaram em determinado segmento da sociedade.

   No setor Social, o reconhecimento ficou para Carmem Maria de Oliveira Moura. Ela é especialista em gestão escolar. Em Maracanaú assumiu o cargo de vice-diretora da Escola Tancredo Neves. Em seguida assumiu a direção da Escola José de Borba Vasconcelos, no distrito de Pajuçara. Em 2002, Carmem ingressou como técnica na Secretaria de Educação. No ano de 2008 foi coordenadora do setor de creches, desenvolvendo um notável trabalho. Carmem recebeu a comenda das mãos do vereador Adauto Parente.

   Na área da Saúde, a homenagem foi feita a Celina Hilda Bernardo de Souza, uma indicação da vereadora Aline do Hospital. Celina é formada em administração hospitalar e trabalhou no Hospital de Maracanaú. Atualmente, ela coordena um trabalho social e religioso com famílias carentes.

   Já na área da Educação, foi escolhido o nome de Valdelice Lima Abreu, uma sugestão do vereador Tales Saraiva. Nascida em Fortaleza, Valdelice tem um vasto curriculum no setor educacional. Em 1996 ela ingressou no serviço público, sendo professora em Maracanaú. Ela foi diretora da Escola Deputado Ulisses Guimarães, no Conjunto Novo Oriente.

   Na oportunidade, Valdelice foi homenageada com um poema de autoria do poeta Ronney Lima. A matéria foi apresentada pela professora Marícia Lemos.

   Presente ao evento, a deputada estadual, Fernanda Pessoa, lembrou as dificuldades ainda sofrida pelas mulheres A união de todas e um trabalho nas escolas foram pontos defendidos por Fernanda.

   A solenidade foi presidida pela vereadora Aline do Hospital – que inclusive aniversaria neste 9 de março. Aline agradeceu a presença de todos e destacou o nome da professora e ex-vereadora Margarethe Rose, autora da Lei que originou na entrega anual da Medalha 8 de Março, homenageando as mulheres.

  A primeira dama do município de Maracanaú, Larissa Torres; e a diretora geral do Hospital Municipal, Rita Helena (Tia Rita) marcaram presença ao acontecimento.

   Na Câmara Municipal de Maracanaú existem 21 vereadores. Um total de três mulheres tem vaga no Parlamento: Aline do Hospital, Ivani Aguiar e Helenita Sousa.