Câmara Municipal promove entrega da Medalha Almir Dutra

Como parte das comemorações alusivas aos 37 anos de Maracanaú, a Câmara Municipal promoveu a entrega da Medalha Almir Dutra, que anualmente destaca quatro nomes (dois em vida e dois falecidos) que trabalharam na luta pela emancipação do Municipio.

No início da solenidade, o presidente do Poder Legislativo, vereador Demir Peixoto, lembrou Almir Dutra – primeiro prefeito da cidade – além de outros que, a exemplo de Almir fizeram parte da história do povo maracanauense.

“Uma cidade é feita de pessoas e sonhos”, enfatizou Demir pedindo uma salta de palmas para o aniversariante do dia: MARACANAÚ!

A primeira homenagem póstuma foi conferida ao professor Giovanni Gomes. Paulista de nascimento, Giovanni foi o primeiro secretário de Educação de Maracanaú e um dos emancipadores do nosso município. Foi fundador e presidente da Academia Maracanauense de Letras.

Outra homenagem póstuma foi feita ao comerciante Éldon Guimarães. Ele nasceu em Fortaleza e foi vereador por Maranguape, representando no parlamento o então distrito Maracanaú.

A ex-vereadora Maria Elcy Rodrigues de Melo também foi homenageada, sendo representada por Taiane Farias. Elcy participou de três movimentos emancipatórios e foi em 1982 que ela participou da Frente de Apoio pela Emancipação de Maracanaú (Fapema). Elcy foi eleita vereadora de Maracanaú em 1983, ficando no período de 1984 a 1988.

Outra homenagem foi concedida ao ex-vereador Nonato Rodrigues de Oliveira – o popular Nonato Baixinho. Nascido na cidade de Canindé – no interior cearense – Nonato chegou a Maracanaú em 1949. Ele participou de um movimento na época da emancipação, sendo ainda vereador em Maracanaú por duas legislaturas.

O ex-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, esteve presente e disse que a maior comenda do município é a Medalha Almir Dutra.

O prefeito Firmo Camurça ressaltou o nome de Roberto Pessoa um homem reconhecido pelo trabalho em prol do município. Firmo destacou ainda o nome da deputada estadual Fernanda Pessoa e as demais mulheres, já que no próximo dia 8 se comemora do Dia Internacional da Mulher. Firmo citou ainda a importância que Almir Dutra teve para Maracanaú.

O deputado Júlio César Filho e a deputada Fernanda Pessoa (ambos estaduais) também marcaram presença ao acontecimento.