Câmara de Maracanaú realiza Sessão Solene em homenagem aos 15 anos do grupo Garajal

Por iniciativa do vereador Raphael Pessoa (PMDB), aconteceu na manhã desta sexta-feira, 30 de novembro, na Câmara Municipal de Maracanaú, uma Sessão Solene em alusão aos 15 anos de fundação do Instituto Garajal.

Garajal, na linguagem popular, possui uma designação muito particular: “É um gradeado de madeira que, no interior, o pessoal transporta a galinha. Mas também são aqueles gradeados, de ferro ou de madeira, colocados nas alamedas das avenidas para protegerem as árvores quando são plantadas”. Palavras de Mário Jorge Maninho, que deu corpo – e, sobretudo, um novo formato – a essa expressão, ao fundar um grupo cravado na Região Metropolitana de Fortaleza.

Tendo como pilares o teatro de rua, aliado ao circo (palhaçaria) e à cultura popular, o Grupo de Teatro surgiu há 15 anos em Maracanaú, a partir de cursos de formação artística e reuniões na casa do próprio Maninho. “O Garajal, na cidade, é quem hoje mantém viva essa chama da cultura popular”, reforça o diretor em relação a todo um calendário fixo de atividades ao longo do ano, a exemplo da tiração de reis e a tradicional Queima do Judas. A sede do Grupo Garajal fica localizada na Rua 18, número 119 – Conjunto Jereissati I – Maracanaú/Ceará.