Vereador Raphael Pessoa consegue uma grande vitória para os protetores da causa animal em Maracanaú

0
364

Na última sexta-feira (30),  foi aprovada na Câmara Municipal de Maracanaú uma emenda de autoria do vereador Raphael Pessoa (PMDB), com o próposito de garantir recursos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019, para a Castração de cães e gatos.

Com esta medida, será possível iniciar, em 2019, o serviço de castração de animais domiciliados e de rua, conforme o disposto na Lei Nº 2.645, de 20 de outubro de 2017 – também de autoria do vereador Raphael Pessoa – que instituiu a Política de Controle Populacional de Cães e Gatos do município de Maracanaú.

Esta iniciativa é um grande passo, não apenas para o bem estar animal mas, para a melhoria da saúde pública em Maracanaú.

Animais abandonados podem ser responsáveis por inúmeros transtornos, como a contaminação ambiental por dejetos e dispersão de lixo, graves acidentes de trânsito – sobretudo envolvendo motociclistas – e, claro, a transmissão de zoonoses, tais como raiva, leptospirose, leishmaniose, etc.

Nos próximos meses, o Poder Executivo deve estabelecer os critérios e a data para o início das castrações.

É preciso que os maracanauenses se conscientizem do crescente número de animais abandonados, que ao contrário  deveriam ter um lar  e  serem bem tratados. Estas conquistas do vereador Raphael Pessoa em prol da causa animal, deve ser comemorada, e a população em geral deve se  unir aos protetores, colaborando na execução destas políticas públicas.