Vereador Jeorgenes fala sobre atendimento à mulher gestante

Ampliar e humanizar o atendimento de parto no Hospital da Mulher, em Maracanaú, foi tema de discurso do vereador Jeorgenes Castro (PRB). De acordo com Jeorgenes, nos últimos quarenta anos têm crescido o percentual de cesarianas. Isso coloca o Brasil em segundo lugar no mundo nesse tipo de parto. As regiões com maiores quantidades de cesáreas são, em geral, aquelas que possuem um baixo índice social.

Jeorgenes sugeriu que o Hospital da Mulher usasse a Doula – uma palavra de origem grega que significa “mulher que serve”, sendo atualmente utilizada para referir-se à mulher que orienta e assiste a nova mãe no parto e nos cuidados com o bebê.

O papel da Doula é oferecer conforto, encorajamento, tranquilidade, além de suporte emocional, físico e informativo durante a gravidez.