Sessão Solene Marca o Aniversário Do Município

Como parte das comemorações alusivas aos 34 anos de Maracanaú, a Câmara Municipal realizou na manhã desta segunda-feira, dia 6, uma sessão solene. Como acontece anualmente, a Medalha Almir Dutra/6 de Março foi entregue a pessoas que de alguma forma contribuíram para o desenvolvimento da cidade.

Um dos homenageados, Raimundo Pereira de Queiroz Filho – apontado pelo vereador Demir Peixoto esteve representado pelo seu filho Eraldo Queiroz. Raimundo prestou relevantes serviços ao Município. Ele desempenhou uma série de funções na área da Saúde como: médico, diretor, e secretário.

Quando atuava à frente do Departamento Administrativo da Secretaria de Saúde, Raimundo Queiroz ajudou a organizar o atendimento nos postos durante a epidemia de cólera, ocorrida em 1993. Ele foi ainda um grande incentivador do Projeto Farmácia Viva. Eraldo justificou a ausência de seu genitor e agradeceu às autoridades e ao público em geral pelo reconhecimento.

Outro homenageado, uma das lideranças comunitárias, Lucimário Caitano foi indicado pelo vereador Tales do Zoeira. Natural de Jaguaribe, no interior do Ceará, Caitano reside em Maracanaú desde 1982. Ele tem se destacado pelo trabalho desenvolvido nos conjuntos Acaracuzinho e Novo Oriente. Em 1988, Caitano foi eleito vereador, quando então conseguiu melhorias para várias comunidades.
Em seu discurso, Demir Peixoto – autor do projeto que institui a Medalha Almir Dutra/6 de Março lembrou a morte de Almir; um nome que ficou gravado na história do povo maracanauense. Em seguida, Demir pediu ao público uma salta de palmas para o aniversariante, ou seja: Maracanaú!

Duas homenagens in memoriam também fizeram parte da solenidade. José Nunes Fraga e Aquiles Peres Mota foram representados pelos familiares. Os vereadores Chico Barbeiro e Júlio César, respectivamente indicaram cada homenageado.

Fraga trabalhou no Mercado de Maracanaú. Ele foi representado por sua filha Ana Tereza; enquanto Aquiles – representado pela neta Lia Mota – foi deputado estadual em oito oportunidades e teve forte influência nas decisões relacionadas à emancipação de Maracanaú.

Também marcaram presença na solenidade: a viúva do ex-prefeito Almir Dutra, Fátima Dutra; o deputado federal Raimundo Gomes de Matos, o juiz eleitoral David Belém, a deputada estadual Fernanda Pessoa, além do prefeito Firmo Camurça e seu vice Roberto Pessoa.
Texto: Renato Wanderley