Início Julio Cesar

Julio Cesar

Nome Completo: Júlio César Costa Lima
Data de Nascimento: 17/05/1953
Telefone: (85) 3371-7398
E-Mail: gab.jcesar@gmail.com
Chefe de Gabinete: João Paulo

Filho de Manoel Moreira Lima e de Maria Danúsia Costa Lima. Nasceu em 17 de maio de 1963. Casado com a ex-deputada Meire Costa Lima e pai de três filhos: o Deputado Julinho, Tiago, que é médico, e Pedro, estudante universitário.

Iniciou seus estudos no município de Maracanaú, na Escola Tenente Mário Lima e Instituto São José. Cursou, também, em Maracanaú, 5ª e a 6ª séries, no Centro Educacional Gustavo Barroso, transferindo-se para o Colégio Estadual Castelo Branco, onde cursou a 7ª e a 8ª séries. Ainda quando estudava no Colégio Castelo Branco foi professor do Mobral. O nível médio foi feito na Escola Tecnica federal do Ceará, hoje, IFCE, onde concluiu o Curso de Eletrotécnica, nessa época foi Diretor da União dos Estudantes de Maracanaú (UEM). Graduou-se em Ciências Econômicas, pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Por concurso, foi admitido na então Teleceará. Em 1982, ao lado de alguns amigos participou da fundação do Movimento de Integração e Desenvolvimento de Maracanaú (MIDEMA), sendo um de seus coordenadores. Este movimento, ao lado de outros, conseguiu, através de plebiscito, emancipar o Distrito de Maracanaú, em 1983. Portanto, Júlio César ao lado de outros personagens de grande expressão se tornou um dos emancipadores de Maracanaú.

Em 1984, Júlio César se elegeu vereador de Maracanaú, cidade recém-criada. Em 1986, na metade do seu primeiro mandato como vereador, assumiu a Presidência da Câmara Municipal. Em 1988, em meio a grandes transformações políticas, foi eleito Prefeito pelo extinto Partido Municipalista Brasileiro (PMB). Concluindo seu 1º mandato em 1992. Em 1994, foi eleito Deputado Estadual pelo PSDB. Teve rápida passagem pela Assembleia Legislativa do Ceará (apenas dois anos). Em 1996, elegeu-se novamente prefeito de Maracanaú. Sendo reeleito para um terceiro mandato em 2000. Em 2002, ajudou sua esposa Meire Costa Lima a ser eleita Deputada Estadual. Em 2006, foi eleito novamente Deputado Estadual, voltando à Assembleia Legislativa após 12 anos. Nesse novo mandato, presidiu a Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação, uma das comissões permanentes mais importantes da Assembleia. Em 2010, Júlio César ajudou seu filho, Julinho, a se eleger Deputado Estadual. No ano seguinte, foi indicado para presidir o Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades (Ideci), órgão de assessoramento aos gestores municipais vinculado à Secretária das Cidades. Permaneceu no Ideci até 2015, quando foi indicado para a Assessoria Especial do Metrofor. Em 2016, foi eleito Vereador de Maracanaú.

Durante os seus 3 mandatos à frente da Prefeitura de Maracanaú, esteve na relação dos “Melhores Prefeitos do Ceará” em todos os anos de seu governo. Sua administração foi recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, como o selo Unicef que premiou Maracanaú em todas as suas edições até 2004. Na sua gestão, o município obteve o 1ª cidade Índice de Desenvolvimento Infantil (IDL), com o 2° melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e com o 3º melhor município no Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM). Abaixo segue alguma de suas realizações como Prefeito de Maracanaú:

01 – Implantação da Comarca de Maracanaú, construindo os edifícios do Fórum, Juizado Especial e Decon.

02 – Universalização dos Sistemas de Energia Elétrica e Abastecimento de água da cidade.

03 – Nos seus 3 mandatos como Prefeito, foi reconhecido como o Gestor Municipal que mais investiu em educação.

04 – Primeiro município cearense a conveniar com a Universidade Estadual do Ceará (UECE) a matrícula de todos os professores municipais nos cursos de licenciatura com o objetivo de atender as exigências da LDB.

05 – Enquanto Prefeito, Maracanaú foi contemplado em todas as edições do Selo Unicef.

06 – Erradicou em 90% todas as favelas de Maracanaú.

07 – Construção de toda a Rede Municipal de Educação.

08 – Construção de toda a Rede Municipal de Saúde.

09 – Reforma e modernização de parte do Hospital Municipal de Maracanaú.

10 – Implantação do Programa Saúde da Família e Agentes Comunitários de Saúde.

11 – Construção do Teatro Dorian Sampaio.

12 – Construção do Centro de Atendimento a pessoa com deficiência.

13 – Implantação da Rede de Esgoto da Pajuçara.

14 – Eliminação da rampa de lixo da Pajuçara com a construção do Aterro Sanitário de Maracanaú.

15 – Implantação do Shopping de Maracanaú.

16 – Implantação do Sistema de Transporte Urbano: ônibus, táxis, mototáxis e transporte alternativo.

17 – Criação do Departamento Municipal de Trânsito e Guarda Municipal.

18 – Consolidação dos Polos Industrial e Comercial de Maracanaú, com a atração de instituições bancárias e grandes lojas de varejo e atacada.

Notícias

Júlio César aniversaria

O aniversário do vereador Júlio César Costa Lima – que transcorre neste 17 de maio – foi registrado na Câmara Municipal. Muitos vereadores destacaram...

Delegacia no Siqueira

Esportes