Audiência Pública debate Saúde em Maracanaú

A Câmara Municipal promoveu nesta quarta-feira, dia 10, uma  Audiência Pública para debater o desenvolvimento da área da saúde, em Maracanaú. O vereador Raphael Pessoa (PMDB) lembrou a necessidade da construção do Hospital Regional Metropolitano, semelhante ao existente no Cariri. Raphael sugeriu que enquanto o Estado não implanta o novo nosocômio, os recursos estaduais sejam aplicados no Hospital de Maracanaú.

Para o vereador Tales Saraiva (PHS) a união é importante para que tudo seja resolvido de forma operacional. Ele se colocou à disposição na tentativa de melhorar o setor da saúde no Município.

A Audiência contou com a presença de três deputados estaduais. Um deles, Júlio César Filho, elogiou os vereadores Raphael e Tales pela realização da sessão temática e falou de sua luta para conseguir junto ao Governo do Estado, duas ambulâncias para Maracanaú.

Já a deputada estadual Fernanda Pessoa (PR) disse que o Hospital Municipal de Maracanaú faz o papel de hospital regional, haja vista que atende várias cidades da Região Metropolitana. Fernanda fez um histórico sobre a possível construção do Hospital Regional Metropolitano, anunciado em 2012 pela atual gestão estadual. O equipamento seria edificado no Anel Viário – nas imediações da Ceasa – porém, até hoje o terreno não está nem no nome do Governo do Estado. De acordo com Fernanda, em 2014 foi feita uma licitação, mas que infelizmente não saiu do papel: “A população de Maracanaú precisa de saúde é prá hoje”, enfatizou a deputada. Ela afirmou ainda que enviou recursos para Maracanaú, mas lamentavelmente a verba se encontra nas Secretarias Estaduais para a devida liberação.

A sessão se prolongou até as primeiras horas da tarde, quando então vários vereadores se manifestaram. Capitão Martins (PR) criticou a baixa verba que o estado destina ao Hospital de Maracanaú e sugeriu que o Governo do Ceará assumisse a administração da instituição hospitalar.

O vereador Demir Peixoto (PR) pediu ao deputado Júlio César Filho que conseguisse emendas parlamentares para o Hospital de Maracanaú e reconheceu o trabalho importante de todas as categorias, principalmente  médico e professor.

Presente ao evento, o titular da pasta da saúde em Maracanaú, Torcápio Veira, apresentou alguns parâmetros e disse que existem 56 equipes do programa Saúde da Família trabalhando no Município.

Texto: Renato Wanderley

Foto: Francisco Marronzinho